Ícone do site Redes Moderna

11 filmes para pensar sobre as redes sociais

Cloeup of stripped box full of pop corn and black tv remote control on the red background

Se, desde meados de 1990, a internet vem alterando profundamente a forma como as pessoas se comunicam e se relacionam, com impactos significativos na sociedade, não demoraria para que questões como os limites entre público e privado, a exposição nas redes sociais e o cyberbullying fossem levadas para as telinhas e telonas.

São inúmeras produções disponíveis para pensarmos no papel das novas tecnologias em nossas vidas, em especial as redes sociais. Trabalhar esses temas em sala de aula com os jovens da Geração Z, conectados desde sempre, é desafiador e necessário para professores e educadores. Por isso, selecionei 11 filmes, entre longas-metragens, séries e um documentário, que vão dar uma mãozinha nessa missão. Detalhe bacana: quatro deles são brasileiros.

Meu livro, “Navegando em mares conhecidos – como usar a internet a seu favor”, também traz informações e dicas importantes, e pode complementar as atividades desenvolvidas.

Aos teus olhos

Rubens (Daniel de Oliveira) é professor de natação em um clube. Sua vida muda quando ele se vê acusado de ter beijado um de seus alunos. Alegando inocência, ele terá que lidar com um linchamento virtual promovido por pais dos alunos. Premiado no Festival do Rio, o filme também foi eleito o melhor da Mostra São Paulo. Assista ao trailer aqui.

Brasil, 2018. Direção: Carolina Jabor. Duração: 90 min

Ferrugem

Tati (Tifanny Dopke), como qualquer garota de sua idade, adora compartilhar sua vida nas redes sociais. Ao perder seu celular, ela vê um vídeo íntimo seu divulgado criminosamente em um grupo de WhatsApp do colégio onde estuda. Prêmio de melhor filme no Festival de Cinema de Gramado. Assista ao trailer aqui.

Brasil, 2018. Direção: Aly Muritiba. Duração: 145 min

Buscando…

Uma garota de 16 anos desaparece. Seu pai, David Kim (John Cho), vendo que as investigações policiais não estão levando a lugar nenhum, decide acessar a vida virtual da filha, atrás de pistas que solucionem seu paradeiro. O filme é inteiramente narrado através de telas de computador e celular. Assista ao trailer aqui.

EUA, 2018. Direção: Aneesh Chaganty. Duração: 102 min

Luna

Luana, vivida por Eduarda Fernandes (a atriz levou uma menção honrosa no Festival do Rio em 2018), é uma estudante do ensino médio que usa o apelido “Luna” nas redes sociais. Quando uma foto íntima sua é vazada, ela se vê vítima de cyberbullying. Assista ao trailer aqui.

Brasil, 2018. Direção: Cris Azzi. Duração: 89 min

O círculo

Mae Holland (Emma Watson) é funcionária de uma poderosa empresa de tecnologia, The Circle. Nela, a garota viverá um dilema moral sobre ética e os limites de privacidade de seus usuários, estimulados a compartilhar detalhes de suas vidas com o mundo. Assista ao trailer aqui.

EUA/Emirados Árabes Unidos, 2017. Direção: James Ponsoldt. Duração: 110 min

Amor.com

Katrina (Isis Valverde) é uma famosa blogueira de moda. Fernando (Gil Coelho) é um youtuber nerd que tem um canal de videogames. Quando o ex-namorado dela vaza seus nudes, é ele quem vai ajudá-la a não ter sua reputação destruída. Assista ao trailer aqui.

Brasil, 2017. Direção: Anita Barbosa. Duração: 91 min

You

A série é uma reflexão sobre a superexposição e da falta de privacidade nas redes sociais. Joe (Penn Badgley) é gerente em uma livraria e se apaixona pela aspirante a escritora Beck (Elizabeth Lail). Por meio da internet, ele passa a pesquisar, obsessivamente, tudo a seu respeito. Assista à primeira temporada aqui.

EUA, 2018. Direção: Greg Berlanti e Sera Gamble. Duração: 42 min

Black Mirror

Já considerada um clássico, a série, que está na 5ª temporada, se passa em um futuro (presente?) distópico, e mostra o lado sombrio da tecnologia na sociedade. Um exemplo são as redes sociais que, ao estabelecer rankings dos cidadãos, por meio de likes e dislikes, norteiam suas oportunidades na vida real. Assista aqui.

Reino Unido, 2011. Direção: Charlie Brooker. Duração: 60 min

Homens, mulheres e filhos

Um casal em crise. Uma mãe superprotetora que segue cada passo de sua filha no mundo virtual. Um rapaz viciado em games on-line. Uma garota que posta fotos sensuais em um blog, em busca de fama. Um homem que usa o computador do filho para acessar pornografia. Histórias paralelas, mas com personagens interligados, tendo a internet e as redes sociais como pano de fundo. Assista ao trailer aqui.

EUA, 2014. Direção: Jason Reitman. Duração: 119 min

A rede social

A história da criação do Facebook, desde o dia em que Mark Zuckerberg (interpretado por Jesse Eisenberg), jovem aluno de Harvard, esboçou suas primeiras ideias sobre o que viria a ser uma das maiores redes sociais do planeta. Na trama, amizade, cyberbullying, ambição, traição e muito dinheiro. Assista aqui.

EUA, 2010. Direção: David Fincher. Duração: 120 min

Sujeito a termos e condições

Responda rápido: você lê os termos dos contratos de redes sociais que participa, dos sites que acessa, dos apps e softwares que instala? O documentário mostra como governos e corporações se apropriam das informações dos seus usuários, a partir do momento que clicam em “Concordo”. Assista aqui.

EUA, 2013. Direção: Cullen Hoback. Duração: 77 min


Coleção Informação e Diálogo

A coleção Informação e Diálogo trata de temas atuais, que estão em discussão na mídia e que, com certeza, renderão um bom diálogo e uma proveitosa troca de ideias entre os jovens de 11 a 14 anos. Livros em formato de Almanaque que usam e abusam de hipertextos com o intuito de oferecer ao jovem um conjunto de temas que possam ser discutidos e compartilhados entre os colegas de escola, amigos e também na família, despertando o seu interesse e estimulando-o a prosseguir a pesquisa iniciada por meio da leitura.

Confira abaixo mais sobre a coleção Informação e Diálogo:

Sair da versão mobile