A sondagem é um importante instrumento de diagnóstico das hipóteses de escritas dos estudantes na etapa de alfabetização e é utilizada para avaliar a evolução da aprendizagem. Além disso, ela garante oportunidades de se realizar intervenções durante este processo. Geralmente, ela parte de uma narrativa com as crianças para que realizem uma lista de palavras, sem apoio de fontes ou recursos e sem a intervenção do professor, podendo evoluir para a produção de uma escrita com frases.
E qual é o papel das tecnologias no processo da sondagem? É apoiá-lo de diversas maneiras, deixá-lo mais interativo e atrativo e inserir as crianças na cultura digital e suas linguagens. Para isso, organizei algumas dicas abaixo:
Ambiente esse processo
Primeiramente, deve-se propiciar um ambiente agradável para as crianças, que pode vir acompanhado de narrativas com histórias e vídeos digitais e, a partir disso, criar o contexto para o ditado, que pode se relacionar às rotinas da turma e do território educativo.
Utilize jogos a seu favor
Outra maneira de preparar esse importante momento é oportunizar, antes da realização da sondagem, uma experiência com jogos digitais. Um deles de que gosto muito é o Ariê, que estimula a aprendizagem em um cenário lúdico e dinâmico, além de ter fases e funcionar na versão offline. O jogo colabora com a reflexão sobre o sistema de escrita.
Conte com os computadores
No processo de sondagem, é importante que os estudantes sintam-se à vontade para escrever sem interferências para que os professores possam conhecer suas dificuldades e sua fase. Por isso, vale apresentar alguns programas do computador para que os estudantes experienciem e sintam-se estimulados a escrever. Vale ressaltar que o computador é um atrativo aos pequenos e realizar trabalhos pedagógicos em programas como paint ou em um editor texto estimula, além da coordenação motora, competências e habilidades relacionadas à colaboração, leitura, escrita, raciocínio lógico, criatividade, entre outros.
Aposte no trabalho em grupo
Outra possibilidade é realizar os ditados para pequenos divididos em grupos de até três estudantes, que podem realizar a atividade no computador. Assim, o professor pode acompanhá-los de perto e realizar perguntas para compreender suas escolhas na resposta. Se a turma tiver um número maior de estudantes nas fases silábica alfabética ou alfabética, pode-se aplicar a sondagem em grupos maiores devido à autonomia e protagonismo. E, claro, para realizar atividades no computador, é importante que o estudante tenha a possibilidade acessá-lo antecipadamente para experimentar o programa escolhido.
Use jogos com foco na alfabetização
Por fim, alguns jogos têm um papel importante na etapa de alfabetização. Eles auxiliam as crianças no desenvolvimento de diversas habilidades relacionadas à linguagem, leitura, escrita, audição, socialização e ao raciocínio lógico, matemático e espacial. Além disso, as brincadeiras diminuem a rejeição da criança ao processo cognitivo, por ser algo lúdico. Desta maneira, os jogos de alfabetização tornam o processo de aprender mais dinâmico, interativo e divertido, incentivando o aluno a adquirir novos conhecimentos. Conheça alguns jogos que podem auxiliar nessa etapa e nas sondagens:
Silabando: Este jogo possui um design simples e interativo, já que ele foi desenvolvido com o intuito de auxiliar os alunos no processo de aprendizado. Indicado para crianças de até 7 anos de idade, o jogador pode desenvolver sílabas simples e complexas, conhecendo a pronúncia de cada uma.
Palmakids: O aplicativo Palma Kids desenvolve, de modo lúdico e interativo, o conhecimento sobre as letras do alfabeto. O programa auxilia na criação de uma memória auditiva e visual das letras, relacionando sons com imagens. Além disso, treina-se a concentração e a coordenação motora fina enquanto a criança joga.
Stop: Este jogo é conhecido pelas crianças e contribui para o aumento do vocabulário e o desenvolvimento de um raciocínio rápido. As regras são simples: primeiramente, os jogadores devem sortear uma letra do alfabeto e escrever palavras que comecem com ela dentro de algumas categorias, como nome, país e animal. Vence quem terminar a rodada primeiro e gritar “Stop”, que traduzindo significa pare.
Lele Sílabas: Como o nome sugere, o aplicativo brinca com as sílabas das palavras, com foco nas suas construções. O Lele Sílabas permite que a criança escute diferentes sons silábicos enquanto monta as palavras.
Jogo da forca: Este jogo ultrapassa gerações e possui sua versão digital, na qual um painel escolhe uma palavra e fornece dicas sobre ela para que os jogadores possam adivinhá-la. A cada erro, desenha-se uma nova parte do bonequinho. Ao completar o desenho, o jogador é eliminado.
Um abraço e até a próxima!