Ícone do site Redes Moderna

Seis sugestões de leitura para trabalhar com a modalidade híbrida

Hybrid or in-class learning symbol. Businessman turns cubes, changes words hybrid learning to in-class learning. Orange background. Education and hybrid or in-class learning concept. Copy space.

Temos vivenciado tempos difíceis e com impactos profundos para a Educação! O agravamento da pandemia acentua problemas em diferentes regiões do nosso país e faz com que uma das queixas constantes dos educadores seja lidar com a falta de infraestrutura e formação docente para lidar com aulas remotas e híbridas.

O que pensávamos que duraria poucas semanas foi substituído por um longo e angustiante período que dura um ano e quatro meses, com consequências graves para a aprendizagem de crianças e jovens e nos colocando no topo do ranking em não conseguir controlar a pandemia e com o maior tempo de escolas fechadas. A pandemia não só aumentou as desigualdades, mas as evidenciou de uma maneira brusca.

O encerramento do semestre e a proximidade do próximo traz a oportunidade de realizar exercícios, realizar análises, compreender o que está dando certo, o que precisa ser melhorado em busca da personalização do ensino e da compreensão do cenário atual e das possibilidades de trabalho no formato híbrido. Para isso, segue algumas sugestões de leitura para que possa refletir e potencializar ações que irá auxiliar a intensificar o trabalho em sala de aula.

Organizado em sete capítulos, o livro foi estruturado com base em uma abordagem multidisciplinar, a qual valorizou a utilização de distintos recortes metodológicos e teóricos na construção das discussões, justamente findando apresentar debates permeados por um amplo sentido de pluralidade e por uma diversidade de apreensões empíricas. O livro traz pontos interessantes, como:

  1. A prática pedagógica durante esse período;
  2. Os desafios e trilhas alternativas de ensino e aprendizagem;
  3. O uso de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs);
  4. A saúde mental do docente.

Boa leitura e até a próxima!

Sair da versão mobile