A educação empreendedora ocupa um espaço importante na educação, principalmente porque aborda o projeto de vida dos estudantes e trabalha com algumas habilidades da sociedade contemporânea ligadas a autonomia, competências múltiplas, capacidade de aprender, adaptar a situações novas e de promover transformações.
A escola é um bom espaço para que essas habilidades possam ser desenvolvidas e vivenciadas, preparando os nossos alunos para este novo tempo. O empreendedorismo contribui para o modo de pensar, uma atitude que deve ser desenvolvida e praticada.
Esse tipo de educação busca inspirar os estudantes a empreender, ao experienciar as qualidades e habilidades necessárias de um empreendedor, podendo estar presente em várias etapas do ensino e na diversidade das disciplinas.
Como trabalhar o empreendedorismo na sala de aula
Um dos principais objetivos da educação empreendedora é desenvolver a atitude e a mentalidade empreendedora, que visam estimular o raciocínio lógico e a busca por aprender conceitos e conhecimentos que contribuam para resolver problemas.
O ensino empreendedor estimula conversas sobre sonhos pessoais e profissionais, formando habilidades necessárias para a vida, como planejar, buscar informações, estabelecer metas, ser persistente, autoconfiante e protagonista.
Na prática
É importante abordar alguns aspectos, estimulando os estudantes a empreender. As atividades devem conter desafios, estimular a criatividade e a colaboração, serem lúdicas e focar na atitude empreendedora.
Referenciais: trazer pessoas de diferentes profissões ou participar de feiras relacionadas ao tema é importante para fomentar o diálogo, conhecer experiências reais sobre diferentes áreas e se aprofundar sobre a futura profissão.
Diálogo: conhecer os alunos e seus desejos é um primeiro passo, conversar sobre profissões, estabelecer roteiros e perfis destas profissões, é importante para fundamentar escolhas.
Dica: Hoje existem muitos sites gratuitos que realizam testes vocacionais. Entre eles, podemos citar o teste vocacional gratuito.
Mapas mentais: mapas mentais ajudam a pensar em resolução de problemas, estimulam a criatividade e a inventividade e podem ser criados para trabalhar com soluções e desafios empreendedores; por exemplo, vamos criar um grêmio na escola? Quais caminhos de atuação? Quais as funções dentro do grêmio? Quais melhorias para a comunidade escolar? É um exercício simples, que permite a vivência de situações reais de uso.
Dica: Para enriquecer as etapas e possibilitar interação, é possível utilizar alguns softwares gratuitos.
- Mind Node: programa muito simples e prático para ser utilizado ao dia a dia. Ele ajuda a visualizar melhor as ideias.
- Free mind: é um software livre para criação de mapas mentais; ele é simples e objetivo e está disponível para usuários Windows e Linux.
- Ree Plane: outro programa simples, compatível com Windows e Linux, que facilita a organização das ideias.
- Coggle: software online, permite mais que uma pessoa trabalhe com o mesmo mapa mental. Não é preciso fazer download do programa, o que permite trabalhar no projeto a partir de diferentes plataformas (como pelo celular em casa e no computador do laboratório da escola).
Debate: que tal realizar um júri simulado com os alunos? A partir de um problema inicial, os alunos se dividem em grupos de defesa e acusação, no qual cada um deve apresentar argumentos. Nesta atividade, os alunos têm a oportunidade de se aprofundar sobre um tema, construindo postura crítica, além de desenvolver outras habilidades, como organização, argumentação, levantamento de hipóteses, exposição de ideias, colaboração e diálogo.
E você, querido professor, como trabalha a educação empreendedora em sala de aula? Conte aqui nos comentários.
Um grande abraço,