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Como usar a realidade aumentada nas suas aulas

A realidade aumentada é uma tecnologia inovadora que pode transformar a forma como os estudantes aprendem, tornando as aulas mais interativas e envolventes. Sua importância reside no fato de permitir a sobreposição de elementos virtuais ao ambiente real, criando experiências imersivas e enriquecedoras para os estudantes.

Muitas pessoas confundem a realidade virtual e a aumentada, em que são duas tecnologias diferentes, mas que têm em comum o objetivo de proporcionar experiências imersivas aos usuários. A principal diferença entre elas está na forma como interagem com o ambiente real e virtual.

Realidade Virtual (RV)

Na realidade virtual, o usuário é completamente imerso em um ambiente digital, geralmente através de óculos ou capacetes de RV. Nesse ambiente, ele não consegue ver o mundo real ao seu redor, pois a tecnologia bloqueia a visão externa e substitui por um ambiente virtual. A RV cria uma experiência totalmente simulada e imersiva, permitindo que o usuário interaja com objetos e ambientes virtuais.

Realidade Aumentada (RA)

Já na realidade aumentada, a tecnologia superpõe elementos virtuais ao ambiente real, geralmente através de dispositivos como smartphones, tablets ou óculos especiais. Nesse caso, o usuário consegue ver e interagir com o mundo real ao seu redor, mas com elementos virtuais inseridos, como informações, objetos ou personagens digitais. A RA complementa a realidade existente, tornando-a mais rica e interativa.

De olho na sala de aula

Ao utilizar a realidade aumentada, o professor pode proporcionar experiências imersivas e contextualizadas, permitindo que os estudantes explorem conceitos de forma mais concreta e visual, facilitando a compreensão e a retenção do conhecimento. Além disso, estimula a criatividade, a colaboração e a motivação dos estudantes, promovendo um ambiente de aprendizagem inovador e estimulante. Dessa forma, o professor que incorpora a realidade aumentada em suas aulas está preparando os estudantes para o mundo digital e oferecendo oportunidades de aprendizagem mais significativas e impactantes.

Como por exemplo, na disciplina de biologia pode ser usada para a visualização em 3D de células e organismos microscópicos, permitindo que os estudantes explorem detalhes e estruturas que seriam difíceis de observar apenas com materiais tradicionais. Na geografia, a RA pode ser utilizada para mostrar mapas interativos, pontos turísticos e informações sobre diferentes regiões do mundo, tornando assim o aprendizado mais dinâmico e significativo.

Na disciplina de história, os estudantes podem vivenciar eventos históricos ao ver personagens e cenários históricos ganharem vida por meio da realidade aumentada, proporcionando uma compreensão mais profunda e empática dos acontecimentos passados. Por fim, nas aulas de matemática, a RA pode ser empregada para visualizar conceitos abstratos, como geometria espacial, de forma mais concreta e tangível.

Como planejar um aula

Planejar uma aula com o uso da realidade aumentada pode ser uma experiência inovadora e envolvente. Aqui estão alguns passos para realizar esse planejamento:

Defina os objetivos de aprendizagem

Primeiramente, identifique claramente quais são os objetivos que deseja alcançar com o uso da realidade aumentada na aula. Por exemplo, você pode querer que os estudantes compreendam melhor a anatomia do corpo humano ou explorem um conceito matemático de forma mais visual e interativa.

Escolha a ferramenta de realidade aumentada

Em segundo lugar, pesquise e selecione a ferramenta de realidade aumentada mais adequada para o seu tema e público-alvo. Existem diversas opções de aplicativos e plataformas de RA disponíveis, então certifique-se de escolher aquela que melhor se encaixa nas suas necessidades e objetivos.

Crie ou selecione conteúdos em realidade aumentada

Desenvolva ou selecione os conteúdos em realidade aumentada que serão utilizados na aula. Isso pode incluir modelos 3D, vídeos interativos, informações adicionais sobre o tema, entre outros elementos virtuais que serão sobrepostos ao ambiente real.

Integre a realidade aumentada ao plano de aula

Determine como a realidade aumentada será integrada ao plano de aula, considerando o tempo de uso, a sequência de atividades e como os alunos irão interagir com a tecnologia. Certifique-se de que a RA complementa e enriquece o conteúdo a ser ensinado.

Prepare o ambiente e dispositivos

Certifique-se de que o ambiente da sala de aula esteja adequado para o uso da realidade aumentada, garantindo boa iluminação e espaço para os estudantes se movimentarem. Além disso, certifique-se de que os dispositivos necessários, como tablets ou smartphones, estejam prontos e funcionando corretamente. Faça uso de hologramas. Você pode colocar a mão a massa para reproduzir um e usar vídeos disponíveis no Youtube e tiktok.

Avalie e dê feedback

Por fim, após a aula, avalie o impacto do uso da realidade aumentada no processo de aprendizagem dos estudantes. Peça feedback sobre a experiência e identifique pontos fortes e áreas de melhoria para aprimorar o uso da tecnologia em futuras aulas.

Por meio do planejamento cuidadoso, da intencionalidade pedagógica e da integração adequada da realidade aumentada, é possível criar experiências de aprendizagem inovadoras e cativantes para os estudantes, estimulando a criatividade, a curiosidade e o engajamento. Essa é uma ferramenta educacional poderosa que pode enriquecer o processo de aprendizagem, proporcionando assim experiências imersivas e interativas para os estudantes.

Um abraço e até a próxima.

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