Ícone do site Redes Moderna

Escolha de obras didáticas do PNLD 2026 do Ensino Médio começa na próxima semana 

O Ministério da Educação (MEC) abrirá o sistema do PNLD Digital, entre os dias 25 de agosto e 5 de setembro, para que escolas públicas realizem a escolha das obras didáticas para o PNLD 2026 do Ensino Médio.  

A seleção faz parte do novo ciclo do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) e os materiais escolhidos serão utilizados no próximo ciclo de 4 anos. Esta edição da escolha propõe reestruturar o Ensino Médio de acordo com as consultas públicas realizadas ao longo de 2024.

Além disso, vale lembrar que o edital do programa foi reformulado para atender às necessidades apontadas por escolas, educadores e alunos do Ensino Médio, além de fortalecer e estruturar a oferta dos itinerários formativos.  

Todos os materiais didáticos serão entregues em versão impressa e digital para o professor e aluno, com critérios de acessibilidade para garantir a inclusão de todos. As coleções são reutilizáveis para o ciclo de 4 anos.  

O que mudou no PNLD 2026

  1. Escolha por área do conhecimento com obras disciplinares 

O Programa valoriza a integração dos componentes curriculares por área do conhecimento, mas respeita a autonomia do professor. As escolas devem escolher a mesma coleção por área do conhecimento, mas os professores receberão os conteúdos divididos por componentes curriculares. 

  1. Escolha dividida em duas categorias: (1) obras didáticas e (2) projetos integradores  

CATEGORIA 1 – Obras didáticas: escolhas divididas para as áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Inglês, Espanhol, Educação Física e Educação Digital.   

CATEGORIA 2 Projetos integradores: são obras com propostas de projetos que podem ser utilizados como itinerários formativos. Cada escola poderá escolher um material para cada área do conhecimento.  

  1. Escolha obrigatória de material para Educação Digital  

Para cumprir as exigências da BNCC da Computação e colaborar na formação de cidadãos digitais, as escolas de Ensino Médio poderão escolher materiais focados em Educação Digital com o rigor conceitual e a formação atrativa para os adolescentes. 

  1. Escolha opcional de Espanhol  

Pela primeira vez, as redes de ensino podem optar por materiais de Espanhol para o Ensino Médio. Ou seja, é mais um recurso de idiomas para ampliar a formação dos alunos.  

Entenda mais detalhes sobre o PNLD 2026:

Um passo essencial para transformar o Ensino Médio 

Registrar a escolha dos livros didáticos da escola impacta diretamente a qualidade do ensino nos próximos anos. Portanto, é essencial que as equipes se mobilizem, estudem as obras disponíveis e façam escolhas alinhadas às suas realidades e objetivos pedagógicos, sempre de acordo com as orientações da Secretaria de Educação.  

Caso tenha alguma dúvida sobre a escolha na sua região, entre em contato com a Secretaria de Ensino ou confira o webinário realizado pelo MEC para orientação sobre a escolha, clicando aqui.

Para cada desafio, uma escolha Moderna! 

Há quase 60 anos, a Moderna nasceu numa sala de aula do Ensino Médio. Desde a nossa fundação, reforçamos nosso compromisso, nossa tradição e nosso pioneirismo como parceira e aliada dos professores da educação pública em todo o Brasil. Prova disso, é que a Moderna possui oferta para todas as disciplinas no PNLD 2026 Ensino Médio.  

Nossas obras estão alinhadas às normas da BNCC e foram desenvolvidas para oferecer autonomia aos professores, com conteúdo organizado por disciplina, com estrutura flexível e adaptável aos diferentes currículos estaduais.  

Folheie as obras da Moderna na íntegra: https://pnld2026.moderna.com.br/pnld/ensino-medio/ 

Sair da versão mobile