Ei, prof! Hoje nosso papo tem alerta sobre repertório cultural, hein? E vamos falar sobre um assunto que professores em geral gostam muito: livros!
Você conhece “Jardim de Infância para a Vida Toda” de Mitchel Resnick? Se ainda não teve a oportunidade de ler essa obra, saiba que ela é uma verdadeira referência para todos aqueles que se preocupam com a educação infantil e querem preparar os alunos para a vida adulta. Com uma linguagem escorrida, fácil de entender e muito leve para o nosso dia a dia corrido, o autor apresenta uma abordagem inovadora de ensino chamada “Aprendizagem Criativa”, que tem como objetivo estimular a criatividade, a colaboração e a resolução de problemas desde a primeira infância.
Para Resnick, a criatividade é uma habilidade fundamental para o sucesso na vida adulta, e deve ser desenvolvida desde cedo. O autor propõe que o aprendizado seja centrado em projetos práticos e criativos, em vez de apenas na memorização de conteúdos teóricos. Isso significa que os alunos devem ser incentivados a criar, experimentar e aprender com seus próprios erros, em um ambiente seguro e acolhedor.
A experimentação e o erro
Uma das ideias mais interessantes do livro é que os professores devem estimular a experimentação e o erro em sala de aula. O autor sugere que nós, professores, criemos um ambiente seguro e acolhedor onde os alunos possam explorar e aprender com seus erros. Essa abordagem é especialmente importante para as crianças, que muitas vezes têm medo de errar e acabam se reprimindo. Algo que vai aparecer também lá na frente, já nos anos finais do ensino fundamental, quando os estudantes têm medo ou receio de participar ativamente ou responder publicamente a uma pergunta ou mesmo tirar alguma dúvida em público por preocupação com o que vão pensar ou de ser reprimido pela dificuldade encontrada.
Nesse sentido, buscando aplicar um pouquinho desses ensinamentos, podemos propor atividades como construir uma maquete da cidade onde moramos ou uma maquete da Grécia antiga, por exemplo, criar um livro de histórias em quadrinhos, construir robôs, foguetes, células com materiais recicláveis e/ou de baixo custo e permitir que os alunos tenham oportunidade para experimentar, criar e aprender com seus próprios erros.
Além disso, o livro traz exemplos práticos de como aplicar a abordagem de aprendizagem criativa em diferentes disciplinas, como matemática, ciências, artes e linguagem. Por exemplo, em vez de ensinar sobre a história da arte, os alunos podem criar suas próprias obras de arte e aprender sobre diferentes técnicas na prática. Isso torna o aprendizado muito mais significativo e interessante para as crianças.
É claro que aqui exploramos apenas alguns poucos aspectos desse livro que é tão rico de possibilidades para professores com alunos de todas as idades! Espero que essa seja uma porta de entrada para despertar o seu interesse em conhecê-lo e lê-lo!
Um super abraço digital,
Prof. Dra. Emilly Fidelix
@seligaprof