Começamos 2021, tendo que lidar com os velhos problemas de 2020, não é mesmo? Embora a vacina se anuncie como uma esperança, ainda vamos precisar manter o distanciamento social, os cuidados com a higiene das mãos, o uso das máscaras. No ambiente escolar, vai ser necessário enfrentar, com disposição, a herança do ano anterior e os novos desafios: o que nossos estudantes conseguiram aprender com as modalidades de ensino remoto ou híbrido? Quais são as sequelas desse ano tão complexo?
Nesse contexto, o planejamento requer atenção aos conteúdos essenciais para que todos sigam aprendendo em um ambiente sereno e acolhedor. Essa ação requer o envolvimento de toda a equipe da escola não só para avaliar o que foi possível aprender, mas também para traçar ações didáticas adequadas para atender às necessidades de todos.
Em meio a tantas urgências, uma pergunta é recorrente: como fica a leitura literária? Há tantos conteúdos a ensinar… Ler literatura, nesse momento, não seria perder tempo? Claro que não! Ouso afirmar que a leitura literária talvez nunca tenha sido tão necessária. Em meio a tantas restrições, poder entrar em contato com autores e personagens incríveis, encontrar palavras capazes de traduzir nossos sentimentos, imaginar outras vidas, outros tempos e espaços são experiências que iluminam nossos caminhos.
Mas como fazer isso? Você pode estar se perguntando. Aí vão duas sugestões para a construção de uma política de letramento literário na escola.
1. Quais são os gêneros priorizados em cada ano?
Organize com seus colegas um quadro para que todos os educadores tenham acesso a essa seleção.
GÊNEROS PRIORIZADOS NO ENSINO FUNDAMENTAL |
1º | 2º | 3º | 4º | 5º | 6º | 7º | 8º | 9º | |
1º bimestre | – fábula – | ||||||||
2º bimestre | |||||||||
3º bimestre | |||||||||
4º bimestre |
Avalie o impacto na formação de leitores do desdobramento de uma ação simples como essa considerando os demais gêneros selecionados.
2. Quais clássicos a comunidade escolar considera que todas as crianças ou adolescentes não poderiam deixar de ler?
Com uma ferramenta como o formulário do Google ou similar, organize uma enquete envolvendo também os pais. Essa consulta pode resultar em uma lista de dicas parecida com esta:
OBRA CLÁSSICA SELECIONADA PARA LEITURA COMPARTILHADA | |
1º ano | Coleção Contos de Grimm, autor: Jacob Ludwig Carl Grimm, Wilhelm Carl Grimm – volumes 01 e 02 (tradução de Ana Maria Machado) |
2º ano | Coleção Contos de Grimm, autor: Jacob Ludwig Carl Grimm, Wilhelm Carl Grimm – volumes 03 e 04 (tradução de Ana Maria Machado) |
3º ano | Contos de Andersen (recontado por Walcyr Carrasco) |
4º ano | Reinações de Narizinho (recontado por Walcyr Carrasco) |
5º ano | Peter Pan, de James M. Barrie (traduzido por Ana Maria Machado) |
6º ano | Ruth Rocha conta a Ilíada ou Ruth Rocha conta a Odisseia |
7º ano | Os miseráveis (recontado por Walcyr Carrasco) |
8º ano | O médico e o monstro: O estranho caso de Dr. Jekyll e Sr. Hyde, de Robert Louis Stevenson (tradução de Walcyr Carrasco) |
9º ano | O alienista e outros contos, de Machado de Assis |
O que fazer com esses títulos? Ler compartilhadamente, isto é, negociando os sentidos do texto e convidar leitores adultos que tenham lido a obra para dividir suas impressões com a turma presencial ou virtualmente. Será que as emoções que a obra despertou nesses leitores de gerações tão diferentes foram as mesmas?
E, então, o que achou das sugestões? Que tal transformar 2021 no ano da leitura?