Pequena Miss Sunshine é um filme incrível, liberado para todas as idades e que explora temas como família, fracasso, sonhos e a busca incessante pelo sucesso em um mundo altamente competitivo. O filme acompanha a viagem de uma família em uma van amarela em direção à Califórnia para a competição de beleza infantil Little Miss Sunshine, na qual a jovem Olive foi inesperadamente selecionada para competir. Ao longo do caminho, cada membro da família enfrenta suas próprias aflições e fracassos, mas juntos, eles descobrem o valor do apoio mútuo e da aceitação.
O filme é um prato cheio para projetos e discussões profundas, vamos ver alguns ganchos que conseguimos puxar a partir da história?
Autoaceitação e a crítica ao padrão de beleza
O filme oferece um ótimo ponto de partida para debater padrões de beleza impostos pela sociedade e a importância da autoaceitação. Olive, com sua inocência e confiança, desafia esses padrões ao participar de um concurso de beleza convencional. Nós, professores, podemos incentivar os alunos a discutir como a sociedade define a beleza e as consequências desses padrões na autoestima de cada um, inclusive neles mesmos.
A definição de sucesso e fracasso
Outro tema central do filme é a percepção de sucesso e fracasso. Cada personagem tem suas próprias lutas e definições do que significa ser bem-sucedido. Essas narrativas são uma oportunidade para discutir com os alunos sobre a relatividade do sucesso e do fracasso, e como a resiliência pode ser uma ferramenta poderosa para enfrentar os desafios da vida, além de encaixar muito bem com Projeto de Vida, a ser trabalhado no ensino médio, mas já iniciado nos oitavos e nonos anos.
Incrível, né? Confira o material abaixo para conferir algumas sugestões bem práticas:
Componente | Tópicos abordados | Ideias de ações |
Língua Portuguesa | – Análise narrativa e de personagens- Construção de diálogos e desenvolvimento de tramas- Crítica social e humor | – Criação de diários: cada aluno cria um diário fictício de um dos personagens. |
– Estudo de gêneros literários (crônica e conto)- Sátira social- Figuras de linguagem | – Concurso de crônicas: alunos escrevem crônicas inspiradas no filme. | |
Língua inglesa | – Vocabulário relacionado à família e emoções – Expressões idiomáticas e gírias – Compreensão auditiva através de cenas selecionadas | – Kahoot de vocabulário: quiz interativo sobre vocabulário do filme. https://kahoot.com/pt/ |
– Discussão de temas culturais e sociais através do filme – Análise comparativa de diálogos em inglês e suas traduções – Estudo de linguagem informal | – Debate em inglês: alunos debatem um tema do filme em inglês. | |
Arte | – Exploração de cores e design (a van amarela como símbolo)- Representação visual de emoções e personagens – Análise de cenas sob a ótica artística | – Projeto de arte visual: criação de posters do filme com foco em cores e emoções. |
– Cinema como forma de arte- Estudo de planos e ângulos cinematográficos- A música como elemento narrativo | – Festival de cinema escolar: Alunos criam curtas inspirados em temas do filme. |
Um super abraço digital,
Prof. Dra. Emilly Fidelix I @seligaprof