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Planejar experiências de aprendizagem é apenas uma das atividades do professor e, pessoalmente, é uma das minhas preferidas. É nesse momento que nós, professores, podemos sonhar, imaginar e, então, anotar para implementar.
Mas nem sempre as ideias nos vêm em mente e é por isso que separei três habilidades propostas pela BNCC para serem implementadas em diferentes áreas e diferentes anos, para que você repita a ideia, adapte a ideia ou mesmo transforme para a sua realidade e o seu contexto. Vamos lá?
(EF02CI07) Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho da sombra projetada.
Nessa habilidade, que se encontra dentro dos objetos de conhecimento “Movimento aparente do Sol no céu” “O Sol como fonte de luz e calor”, temos como foco o desenvolvimento do início de algo que chamo “pensar como um cientista”, que envolve a observação. Descrever as posições do Sol significa que para que eu faça isso, preciso antes observá-lo ao longo de um dia inteiro, perceber as sombras que são formadas a partir do nosso corpo, de objetos e como elas vão mudando com o passar das horas, movimentando-se.
Perceba o quanto podemos explorar aspectos das ciências aqui, mas também incluir o quanto a técnica de observação da sombra fez parte da contagem do tempo pelos egípcios antigos, por exemplo. Além disso, podemos lançar provocações como: o que é o tempo? O que é o passado? O que é o futuro? Como as pessoas faziam quando não tinham relógios?
A partir dessas reflexões, uma ideia prática seria a criação de um relógio solar no pátio da escola. Ele pode ser feito com pedras organizadas em círculos demarcando as horas e um cabo de vassoura localizado ao meio ou com pratos descartáveis com as horas anotadas com canetinhas e um lápis ao centro. Veja um relógio solar real aqui:
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(EI03EF06) Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa.
Imaginação e criatividade fazem parte da habilidade acima, que tem como objetivo não somente a leitura de histórias prontas, mas criação delas, por parte da criança. Para isso, lancei mão de um recurso digital, o app chamado Inventeca (android e iOS). Nesse app, a criança escolhe uma história que quer narrar e vai passando as páginas enquanto cria a narrativa para cada cena, ao final, o app salva a história com a narração criada pela criança, que poderá ouvir a própria voz contando os acontecimentos.
(EF02GE05) Analisar mudanças e permanências, comparando imagens de um mesmo lugar em diferentes tempos.
(EF05GE08) Analisar transformações de paisagens nas cidades, comparando sequência de fotografias, fotografias aéreas e imagens de satélite de épocas diferentes
Para essas duas habilidades em específico, da área de Geografia para o segundo e o quinto ano, temos como desafio desenvolver, com os alunos, a capacidade de analisar as mudanças e permanências na paisagem. Para isso, podemos utilizar fotografias diversas, inclusive via satélite.
Veja abaixo um exemplo de fotografia realizada por Marc Ferrez e disponibilizada pelo Instituto Moreira Salles, da Avenida Central, atual Avenida Rio Branco, no Rio de Janeiro ano de 1906. A análise dessa fotografia com outras mais recentes, pode explorar a fruição e detalhamento sobre as diferenças na paisagem, envolvendo desde a arquitetura, os automóveis, as vestimentas, a cor da fotografia, ainda em preto e branco, os postes de luz, etc.
https://brasilianafotografica.bn.gov.br/?p=1443
Curtiu as ideias? Desejo que esses materiais te gerem muitos insights, prof!
Um super abraço digital,