Ícone do site Redes Moderna

3 estratégias de contação de histórias para encantar seus alunos

Usar boas técnicas de contação de histórias, que vão além de simplesmente ler um livro para as crianças, pode transformar completamente a experiência, tanto para os alunos quanto para nós, professores. Através das histórias, as crianças são transportadas para mundos imaginários onde podem explorar conceitos complexos em um formato que é tanto envolvente quanto instrutivo.

Aqui estão três estratégias práticas para usar a contação de histórias para encantar seus alunos, incluindo sugestões de tipos de histórias e uso de materiais para tornar cada sessão única, aproveite!

Uso de adereços e fantoches

Utilize adereços, bonequinhos e fantoches para dar vida aos personagens das histórias. Isso não só vai captar a atenção dos alunos, como também ajuda na compreensão da narrativa e na identificação com os personagens.

Sugestões de histórias:

Materiais: Além dos fantoches, use cenários simples feitos de cartolina, caixas de papelão decoradas ou tecidos coloridos para representar diferentes locais da história.

 Incorporação de Música e Sons

Envolva os alunos com o uso de música e efeitos sonoros que complementam a narrativa. Isso pode incluir desde canções que acompanham a história até sons ambientais que ajudam a criar o cenário.

Sugestões de histórias:

Materiais: Utilize um simples aparelho de som ou aplicativos de celular que permitam a reprodução de músicas e sons. Instrumentos musicais simples, como pequenos tambores ou chocalhos, também podem ser usados pelas crianças durante a história.

Storytelling Interativo

Torne os momentos de contação de histórias mais interativas, permitindo que as crianças tomem decisões que afetam o desenrolar da narrativa. Isso as torna participantes ativas, aumentando sua animação e envolvimento.

Sugestões de histórias:

Materiais: Prepare cartões ou objetos que representem diferentes escolhas para que as crianças possam votar ou decidir juntas o rumo da história.

Sair da versão mobile