Coluna Educação Inovadora

Como a Inteligência Artificial pode contribuir com sua próxima aula?

As tecnologias digitais estão em constante evolução e iremos nos deparar com muitas novidades tecnológicas que irão nos assustar em um primeiro momento, mas a nossa lição é saber tirar proveito dessas situações e potencializar o seu uso em prol da educação.

Com a quarta revolução industrial, presenciamos novos caminhos na educação!  A Educação 4.0, advinda dessa revolução, trouxe novas possibilidades à sala de aula através da cultura maker, que é a cultura do faça você mesmo, como porta de entrada para a inovação tecnológica, por meio do ensino do pensamento computacional, robótica, IoT (internet das coisas) e inteligência artificial (IA). Recentemente tivemos um avanço nesse conceito com a chegada da Educação 5.0, que trouxe uma nova abordagem à temática, com a humanização das tecnologias e o envolvimento da aprendizagem socioemocional junto ao trabalho com os estudantes.

Assim, inteligência artificial (IA) tem o potencial de trazer inúmeros benefícios para a sala de aula, proporcionando recursos e ferramentas que podem melhorar a experiência de ensino e aprendizagem. No entanto, também é importante considerar os pontos de atenção e desafios que podem surgir com o uso dessa tecnologia e pautar o seu uso em uma educação midiática. Além disso, existem recursos gratuitos disponíveis que podem ser explorados pelos educadores. 

Na prática

A inteligência artificial pode trazer inúmeros benefícios ao processo de ensino de aprendizagem, entre eles, merecem destaque a personalização do ensino, retornos imediatos, automatização de atividades pedagógicas, aumento no acesso a educação:

Personalizar o ensino

Com a IA, os professores podem utilizar plataformas e softwares que adaptam o conteúdo de acordo com as necessidades e habilidades individuais dos estudantes. Isso permite uma aprendizagem mais personalizada, atendendo às demandas específicas de cada estudante.

Oferecer feedback (retornos) imediato

A IA pode fornecer feedback (retornos) instantâneo aos estudantes, permitindo que eles identifiquem e corrijam erros de forma rápida. Isso ajuda no processo de aprendizagem, permitindo que os estudantes compreendam melhor os conceitos e melhorem seu desempenho.

Automatizar atividades pedagógicas

A IA pode auxiliar os professores na automatização de atividades pedagógicas, como correção de avaliações, organização de notas e registros de presença. Isso libera tempo para que os educadores possam se concentrar mais no planejamento de aulas e no suporte aos estudantes.

Aumentar o acesso à educação

A IA pode ser utilizada para disponibilizar recursos educacionais online, permitindo que estudantes de diferentes locais e realidades tenham acesso a materiais de qualidade. Isso contribui para a democratização da educação e a redução das desigualdades.

No entanto, também existem pontos de atenção e desafios que devem serem considerados ao planejar o seu uso e ações que devem ser trabalhadas ancorados a uma educação midiática, como:

Dependência tecnológica

O uso da IA pode criar uma dependência excessiva da tecnologia, tornando os estudantes menos capazes de resolver problemas de forma independente ou de se adaptar a situações não previstas pelos algoritmos.

Privacidade e segurança

O uso da IA envolve a coleta e o processamento de dados dos alunos. É necessário garantir a privacidade e a segurança dessas informações, protegendo os estudantes de possíveis violações ou uso indevido dos dados.

Falta de personalização real

Embora a IA possa oferecer personalização, é importante lembrar que cada aluno é único e possui diferentes formas de aprender. A personalização proporcionada pela IA pode não ser suficiente para atender a todas as necessidades individuais.

Possibilidades de uso

Abaixo trouxemos algumas sugestões de uso para professores e gestores que desejam explorar recursos gratuitos de IA:

1. Chatbots educacionais

Existem chatbots educacionais gratuitos que podem auxiliar os estudantes a tirarem dúvidas e fornecer informações adicionais sobre os conteúdos estudados, mas é importante o trabalho a partir da intencionalidade pedagógica.

2. Plataformas de aprendizagem adaptativa

Algumas plataformas de aprendizagem adaptativa oferecem recursos gratuitos que permitem aos professores personalizar o ensino de acordo com as necessidades dos estudantes.

3. Ferramentas de criação de conteúdo

Existem ferramentas gratuitas que utilizam IA para auxiliar na criação de materiais educacionais, como vídeos e apresentações interativas.

A inteligência artificial pode trazer benefícios significativos para as aulas, personalizando o ensino, oferecendo retornos imediato e automatizando atividades pedagógicas. No entanto, é importante considerar os desafios e limitações dessa tecnologia.  Mais do que consumidores das tecnologias, os estudantes precisam ser educados criticamente em relação ao uso da inteligência artificial e da tecnologia como meio e não como um fim restrito ao conhecimento, em que o papel do educador é central para incentivar a reflexão e o consumo midiaticamente. É preciso ofertar experiências midiáticas para que possam atuar com autonomia e protagonismo dentro da sociedade, que vive em constantes mudanças!

Um abraço e até a próxima!

Sobre o(a) autor(a)

Artigos

Formada em Letras e Pedagogia, com especialização em Língua Portuguesa pela Unicamp, Mestra em Educação pela PUC-SP e FabLearn Fellow, Columbia, EUA. Professora da rede pública de SP, idelizou o trabalho de robótica com sucata, que é uma política pública e metodologia de ensino. Gestora, consultora e formadora docente, considerada uma das dez melhores professoras do Mundo pelo Global Teacher Prize, nobel da Educação. Atualmente, assina a coluna Educação Inovadora no blog Redes Moderna e é autoras dos livros de Robótica com Sucata e Robótica com Sucata II - uma aventura pela criatividade.