Olá pessoal!
Conforme prometido, estou aqui de volta para concluir o assunto Eugenia e seu impacto na educação brasileira.
Antes de recomeçar quero agradecer a confiança de vocês em meu trabalho. Sei que alguns assuntos geram incômodos, tristeza e às vezes até a sensação de impotência diante de um cenário histórico tão complexo. Mas é justamente por saber da história que podemos não repetir algumas coisas e podemos também compreender alguns eventos dos dias atuais.
Gosto muito de falar e escrever sobre as belezas da vida, da educação, dos nossos afetos. Mas ficar somente no lugar de conforto seria egoísmo e covardia. E nós, educadores e educadores, somos valentes e comprometidos.
Lembrando que esta é a Parte II deste assunto. Se por acaso você não leu a parte I, leia para ficar por dentro do assunto!
Dito isso, vamos lá?
Como a eugenia impactou nossa cultura, história, políticas públicas e na nossa educação?
Em meados de 1920 a eugenia influenciou fortemente o sistema de educação. Uma época sombria no Brasil onde se mediam as pessoas e a depender de suas características físicas elas eram consideradas com ou sem habilidades e capacidades.
A escola era um espaço responsável por criar uma nação com “aperfeiçoamento da raça”.
Um marco para o racismo na educação brasileira. Crianças pobres e de famílias chamadas de mestiças eram segregadas em turmas consideradas inferiores.
Coisas importantes a saber
- Constituição de 1824: Escola era um direito de todos, exceto dos escravizados.
- Ano de 1891: Aulas particulares em casa para os ricos, escolas públicas para os pobres.
- Nascidos em África não podiam frequentar as escolas.
- Nos anos da Primeira República existia uma preocupação com os filhos e filhas de escravizados, os ”beneficiados” do chamado Ventre Livre. A preocupação era que eles não se sentirem igual as demais pessoas não negras, não escravizadas. Assim a educação utilitária se inicia, ou seja, apenas pessoas negras exerciam alguns tipos de trabalho.
- Até 1888 negros não podiam estudar e neste período e por muito tempo depois também não podiam votar já que não era permitido o voto para analfabetos.
O agora
Como você acha que isso se relaciona ao cenário educacional vivo hoje? Práticas tão cruéis e marcantes teriam o poder de ainda hoje influenciar o dia a dia da educação nas escolas? Quais vícios, vieses, opiniões foram herdadas?
Há muito desta verdade a ser conhecida. Retornar ao passado para ressignificar o presente e construir o futuro, como nos ensina o povo Ashanti.
Espero que em breve possamos juntos e juntas falar sobre tudo isso. Já sabemos que esta história não acaba nem aqui nem lá. Ainda há muito para contar. E eu, que já estou indo embora, te encontro já já!
Até breve
Janine Rodrigues
Educadora, Psicanalista, Escritora
Diretora da Piraporiando Educação e Presidente do Instituto Piraporiando
Para saber mais
Abaixo, listo alguns links para você se aprofundar mais no assunto!
http://memoria.bn.br/DocReader/159808/1
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/7148/pdf