EDUCAÇÃO INOVADORA

Grandes passos para os novos tempos

O novo ciclo de webinars EDUCAÇÃO INOVADORA traz formações dinâmicas e interativas que vão ajudar a sua escola a implantar novas metodologias e ferramentas didáticas para transformar a sua escola em um espaço inovador.

Ao todo, preparamos 10 webinars com especialistas e educadores, transmitidos ao vivo pelo nosso Facebook, que ficarão gravados em nossa página no Facebook e no Youtube para você e sua equipe assistirem quando quiser.

O ciclo reúne grandes nomes da educação e especialistas que estão alinhados com as metodologias e abordagens mais atuais e efetivas.

QUER SER LEMBRADO POR E-MAIL?

Preencha o formulário no final desta página para receber nossas comunicações sobre as datas e horários das formações.

QUERO SER LEMBRADO

AGENDA

18/3 – 17h 

Cidadania digital: aprendendo a aprender
Zilda Kessel e César Nunes

O que motiva a aprendizagem? Quais as exigências do mundo contemporâneo? Como a escola pode construir etapas para a formação integral de alunos para o século XXI? Zilda Kessel e César Nunes debatem a importância da inovação para as escolas, trazendo abordagens, metodologias e dados fundamentais sobre como essas inovações podem ser efetivas e atender às necessidades de um mundo cada vez mais digital.


16/4 – 17h 

Aprendizagem baseada em problemas: como fazer?
Leandro Holanda

Leandro Holanda apresenta a metodologia de Aprendizagem baseada em problemas e como esta responde às exigências educacionais a partir do desenvolvimento de projetos. O especialista traz exemplos práticos de como desenvolver projetos integradores, envolvendo duas ou mais disciplinas, desde a sua concepção até a aplicação com a turma e a avaliação dos resultados. 


21/5 – 10h 

Metodologia STEAM: como fazer?
Tiago Bevilaqua

Ensinar os alunos a resolver problemas usando tecnologia e misturando componentes curriculares é a base para a metodologia STEAM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). Tiago Bevilaqua traz um breve histórico e apresenta algumas possibilidades interdisciplinares que o STEAM pode trazer para o planejamento do currículo e para a aprendizagem dos alunos.


18/6 – 17h 

Gestão democrática
Valdenice Minatel

A escola é um ambiente de cooperação e de responsabilidade de todos. Uma gestão escolar democrática parte desse princípio para priorizar a participação coletiva de gestores, professores, famílias, alunos e comunidade para a tomada de ações. Valdenice Minatel, do Colégio Dante Alighieri, fala sobre a importância de tornar a escola um espaço participativo e mais atraente com a criação de projetos educativos baseados no diálogo e em uma relação horizontal.


16/7 – 17h 

Design Thinking e Storytelling para educadores
Julci Rocha

A escola como ambiente de construção de conhecimento precisa ser um espaço para o desenvolvimento colaborativo e engajado. Metodologias como o Design Thinking e o Storytelling podem trazer grandes possibilidades para os educadores – que vão desde a mediação da aprendizagem com os alunos até a criação de projetos coletivos de melhoria da escola. Julci Rocha apresenta algumas experiências que ajudarão a colocar em prática as metodologias na sua escola. 


20/8 – 17h 

Neuroeducação e a forma como o cérebro aprende 
Telma Pantano

Mais que informações preciosas, o cérebro guarda caminhos para o desenvolvimento de competências e habilidades que nos ajudarão por toda a vida. Telma Pantano desvenda alguns mistérios da neuroeducação e traz dicas sobre como o uso de metodologias ativas pode estimular a aprendizagem em todas as idades e capacitar os alunos a desenvolver seus potenciais. 


17/9 – 17h 

Ensino híbrido e sala de aula invertida: novas estratégias
Solange Giardino

O ensino híbrido combina o ensino presencial com o ensino on-line, estimulando que o aluno construa suas ideias no seu ritmo. O conceito de sala de aula invertida faz parte do ensino híbrido como uma forma de incentivar a pesquisa e a investigação sobre um tema que será trabalhado. Solange Giardino, especialista nessa metodologia, fala sobre a importância de o aluno ser protagonista de seu aprendizado, sobre os benefícios do ensino híbrido e sobre como colocá-lo em prática.


16/10 – 17h 

Competências contemporâneas e Big Data 
Luciana Allan e Moisés Zylbersztajn

Luciana Allan e Moisés Zylbersztajn abordam as exigências educacionais vindas das novas tecnologias que demandam diversas competências docentes. Cada vez mais o professor precisa ser analista, facilitador, designer, líder, colaborador, aprendiz, cidadão digital entre outros, para desenvolver competências nos alunos e prepará-los para a vida. Afinal, qual são os papéis dentro da escola?


19/11 – 10h 

Cultura maker
Débora Garofalo

Débora Garofalo, uma das melhores professoras do mundo pelo Global Teacher Prize, apresenta conceitos da cultura maker e compartilha seus projetos. Esse webinar vai demonstrar que atividades mão na massa vão muito além de infraestruturas caras, e prova que práticas pedagógicas associadas à cultura maker possibilitam vivências significativas, pautadas em uma educação integral que dá sentido e significado à aprendizagem.  


03/12 – 17h 

Aulas gamificadas: como fazer? 
Paula Carolei

Gamificação está atrelada ao uso de recursos de jogos em outros contextos. Na educação, essa estratégia tem apresentado grandes resultados como o aumento do interesse dos alunos, a redução da indisciplina e o engajamento com conteúdos. Paula Carolei explica o conceito de aprendizagem por desafios, apresenta os elementos da gamificação e traz sugestões de ferramentas para aplicar os conceitos na prática.


QUERO SER LEMBRADO

Gostaria de ser lembrado por e-mail das datas dos encontros? Preencha o formulário abaixo para receber nossas comunicações.