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Como desenvolver a abordagem STEAM na Educação Infantil

O STEAM que é um acrônimo das áreas do conhecimento de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática e é uma abordagem educativa e investigativa que integra essas disciplinas de maneira interdisciplinar e prática, estimulando a criatividade, o pensamento crítico e a resolução de problemas. Por meio do STEAM, os estudantes são convidados a explorar conceitos complexos por meio de atividades práticas e lúdicas, que envolvem a aplicação de conhecimentos em contextos do mundo real. O objetivo principal é promover uma educação mais holística e significativa, preparando os estudantes para os desafios do século XXI e incentivando a inovação e a colaboração.

Essa é uma maneira inovadora de integrar o processo de ensino e aprendizagem de forma lúdica e interdisciplinar, através de atividades de experimentação, onde as crianças podem explorar conceitos complexos de forma acessível e estimulante.

Trabalhar com essa abordagem na Educação Infantil é de extrema importância para o desenvolvimento das habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pois, contribui para o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais, como pensamento crítico, criatividade, colaboração, comunicação e resolução de problemas, que são fundamentais para a formação integral das crianças e para a construção de uma aprendizagem significativa, contextualizada, acessível e estimulante.  Dessa forma, essa abordagem não só atende às diretrizes da BNCC, mas também prepara as crianças para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo de forma mais autônoma, inovadora e colaborativa. Conheça abaixo alguns dos motivos para trabalhar com o STEAM na educação infantil.

Estímulo à criatividade

As crianças são incentivadas a explorarem sua criatividade e imaginação por meio de atividades práticas e lúdicas, promovendo o desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios do mundo atual.

Desenvolvimento de habilidades do século XXI

Ao integrar as disciplinas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, as crianças se preparam para lidar com as demandas da sociedade contemporânea, desenvolvendo habilidades como pensamento crítico, colaboração, comunicação e resolução de problemas.

Interdisciplinaridade

O STEAM permite que as crianças façam conexões entre diferentes áreas do conhecimento, compreendendo a interdependência entre elas e ampliando sua visão de mundo.

Estímulo ao aprendizado ativo

Por meio de atividades práticas e experimentais, é proporcionando um aprendizado significativo e contextualizado, no qual as crianças são protagonistas do próprio conhecimento.

STEAM na sala de aula

Um exemplo prático de como trabalhar com essa abordagem investigativa é através da construção de um jardim sensorial. As crianças podem plantar diferentes tipos de flores e ervas, enquanto aprendem sobre os ciclos de vida das plantas (Ciências) e a importância da água e da luz solar para o crescimento (Tecnologia). Elas também podem projetar e construir pequenos caminhos e pontes para o jardim (Engenharia), além de criar pinturas inspiradas nas cores e formas das flores (Artes) e contar e classificar as flores de acordo com suas características (Matemática).

Explore o Jardim Sensorial

Para construir um jardim sensorial integrando a abordagem STEAM, você pode seguir os passos abaixo:

Ciência (Science): Escolha plantas com diferentes texturas, aromas e cores para estimular os sentidos das crianças. Explique como as plantas crescem e se desenvolvem, envolvendo conceitos científicos como fotossíntese e ciclo de vida das plantas.

Tecnologia (Technology): Integre tecnologia ao jardim sensorial, como a instalação de sistemas de irrigação automatizados ou a criação de um aplicativo para acompanhar o crescimento das plantas. Explore a relação entre tecnologia e natureza.

Engenharia (Engineering): Envolve as crianças na construção de caminhos, pontes ou estruturas de suporte para as plantas. Incentive a criatividade na elaboração de projetos de engenharia simples para o jardim sensorial.

Arte (Art): Incentive as crianças a criarem pinturas, esculturas ou mosaicos inspirados nas plantas do jardim sensorial. Explore a expressão artística e a conexão entre arte e natureza.

Matemática (Mathematics): Proponha atividades de contagem, classificação e medição das plantas no jardim sensorial. Estimule o uso de conceitos matemáticos para organizar e analisar as informações coletadas.

Outro exemplo é a criação de um projeto de robótica simples, onde os estudantes podem montar e programar um pequeno robô para realizar tarefas básicas, como seguir uma linha ou evitar obstáculos. Essa atividade envolve conceitos de eletrônica e programação (Tecnologia), engenharia de montagem do robô (Engenharia), criatividade na personalização do robô (Artes) e resolução de problemas matemáticos para programar o movimento do robô (Matemática).

Esses são apenas alguns exemplos de como trabalhar com essa abordagem nessa etapa de escolarização, proporcionando aos estudantes uma experiência educativa enriquecedora e estimulante, proporcionando uma formação mais completa e abrangente, estimulando seu desenvolvimento integral e preparando-as para um futuro cada vez mais tecnológico, criativo e interconectado.

Um abraço e até a próxima!

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Sobre o(a) autor(a)

Artigos

Formada em Letras e Pedagogia, com especialização em Língua Portuguesa pela Unicamp, Mestra em Educação pela PUC-SP e FabLearn Fellow, Columbia, EUA. Professora da rede pública de SP, idelizou o trabalho de robótica com sucata, que é uma política pública e metodologia de ensino. Gestora, consultora e formadora docente, considerada uma das dez melhores professoras do Mundo pelo Global Teacher Prize, nobel da Educação. Atualmente, assina a coluna Educação Inovadora no blog Redes Moderna e é autoras dos livros de Robótica com Sucata e Robótica com Sucata II - uma aventura pela criatividade.