CAFÉ LITERÁRIO MODERNA

Uma pausa para refletir sobre literatura

O ciclo de webinars Café Literário Moderna traz grandes especialistas e autores renomados para conversar sobre experiências literárias, formação de leitores e hábitos de leitura, dentro e fora da sala de aula.

Ao todo, preparamos 10 webinars, transmitidos ao vivo pelo nosso Facebook, que ficarão gravados em nossa página no Facebook e no Youtube para você e sua equipe assistirem quando quiser.

Esta é a segunda edição do encontro. No final desta página, você encontra uma playlist especial com todos os vídeos dos webinars realizados no ano passado.

QUER SER LEMBRADO POR E-MAIL?

Preencha o formulário nesta página para receber nossas comunicações sobre as datas e horários das formações.

QUERO SER LEMBRADO

AGENDA

13/3 – 17h 

Desenvolvendo a escrita literária nos alunos
Eva Furnari e Rosângela Veliago

Eva Furnari, escritora e ilustradora reconhecida várias vezes com Prêmio Jabuti, FNLIJ e Prêmio da Biblioteca Nacional, e Rosângela Veliago, autora de livros didáticos de Língua Portuguesa (Projeto Presente – Moderna) e especialista em alfabetização falam sobre a importância da literatura no desenvolvimento do aluno como leitor e escritor desde a primeira infância. 


10/4 – 17h 

Literatura e Pedagogia de projetos
Maria José Nóbrega

Como todos os atores da escola podem construir projetos literários que envolvem os alunos, os professores e as famílias? Maria José Nóbrega, coordenadora de projetos de leitura e professora de Especialização em Formação de Escritores do Instituto Superior de Educação Vera Cruz, em São Paulo, traz as melhores práticas para desenvolver projetos de literatura. 


08/5 – 10h 

Fake News: Como combater?
Januária Alves e Flávia Aidar

Januária Alves e Flávia Aidar, autoras da coleção Informação e Diálogo, trazem um panorama sobre um dos maiores fenômenos contemporâneos: a disseminação de fake news. As autoras contam experiências e apresentam informações relevantes para colaborar com o desenvolvimento da criticidade e do espírito investigativo dos alunos a fim de evitar a propagação de notícias falsas.


12/6 – 17h 

Ana Maria Machado: uma escritora de mil faces
Marisa Lajolo, Lenice Bueno e Ana Maria Machado

Uma viagem pela vida e obra de uma das maiores autoras da literatura infantil do Brasil: Ana Maria Machado. Com quase de 50 anos de carreira, Ana Maria tem mais de 100 livros publicados no Brasil e em mais de 17 países, somando mais de 18 milhões de exemplares vendidos. Já foi presidente da Academia Brasileira de Letras, ocupando a cadeira número 1 e já recebeu grandes prêmios como o Hans Christian Andersen (2000), considerado o prêmio Nobel da literatura infantil mundial, e o Machado de Assis, em 2001, pelo conjunto de sua obra. 


10/7 – 17h 

Universo da ciência a serviço da criança
Kiko Mistrorigo e Celia Catunda

Como o sucesso de O show da Luna despertou o interesse das crianças na área de Ciências, desenvolvendo competências importantes como a curiosidade, a criatividade e a empatia. Convidamos para este webinar a equipe responsável pela personagem para compartilhar situações e falar sobre como incentivar a inventividade para as crianças.


14/8 – 17h 

Novelas históricas
Álvaro Cardoso Gomes e Rafael Lopes de Sousa

Conhecer a história e reconhecer o passado como um agente importante para a formação integral. Os autores da série Recontando a História falam sobre como trabalhar romances históricos, gênero literário que tem como principal característica reconstruir o passado por meio de uma narrativa ficcional. A mistura entre figuras e fatos reais com personagens e eventos fictícios, que, juntos, constroem uma narrativa capaz de envolver e encantar a imaginação dos leitores.


11/9 – 17h 

Como estimular crianças através de histórias
Ilan Brenman

Histórias fazem bem. Histórias divertem. Histórias fazem pensar e refletir a realidade. Ilan Brenman, um dos mais importantes autores da literatura infantil da atualidade, apresenta uma série de formas como as histórias podem transformar o aprendizado e instigar a mente das crianças.


10/10 – 17h 

Literatura e educação sexual
Marcos Ribeiro e Solange Petrosino

Existe forma correta de falar sobre educação sexual com crianças? Qual a idade certa? Como reconhecer o momento de conversar com seus alunos e/ou filhos? Marcos Ribeiro, sexólogo e coordenador geral da ONG Centro de Educação Sexual, no Rio de Janeiro e autor de diversos livros para crianças sobre o tema, mostra como lidar com a curiosidade das crianças e jovens em um bate-papo com Solange Petrosino, especialista em Educação e gerente de Serviços Educacionais da Moderna.


13/11 – 10h 

Arte e literatura na escola e em família
Douglas Tufano e Stella Santiago

Um bate-papo sobre como conectar a arte e a literatura e motivar a participação de todos os atores da escola e da família. Douglas Tufano compartilha sua experiência como formador de professores e autor de livros didáticos e de literatura, com Stella Santiago, especialista em Livro para Infância, para mostrar caminhos e possibilidades dentro e fora da sala de aula.


11/12 – 17h 

Elas contam Ruth Rocha
Interação entre uma mãe, uma professora e uma especialista na obra da autora

A trajetória de Ruth Rocha, uma das principais autoras da literatura infantil brasileira com mais de 100 livros publicados em 19 idiomas diferentes. Para celebrar os mais de 50 anos de carreira e homenagear sua obra que há gerações colabora na formação de leitores, esse bate-papo contará com uma especialista na obra de Ruth Rocha, uma professora que utiliza seus livros e uma mãe que lê os livros com seus filhos.


QUERO SER LEMBRADO

Gostaria de ser lembrado por e-mail das datas dos encontros? Preencha o formulário abaixo para receber nossas comunicações.


ASSISTA À PRIMEIRA TEMPORADA

Em 2018, a Moderna realizou a primeira temporada de formações do Café Literário com o objetivo de espalhar o poder da literatura na escola e para toda a vida. Ajudar a formar leitores fluentes, capazes de interpretar e criar textos é um dos nossos principais compromissos com a educação brasileira.