Você está preparado para a BNCC?

O ciclo de webinars A BNCC NA PRÁTICA debate os diversos desafios que as escolas públicas e privadas têm encontrado na implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Ao todo, preparamos 10 webinars com especialistas e educadores, transmitidos ao vivo pelo nosso Facebook, que ficarão gravados em nossa página no Facebook e no Youtube para você e sua equipe assistirem quando quiser.

Esta é a 3ª temporada do ciclo encontro. No fim da página, você encontra uma playlist especial com as temporadas anteriores.

QUER SER LEMBRADO POR E-MAIL?

Preencha o formulário nesta página para receber nossas comunicações sobre as datas e horários das formações.

QUERO SER LEMBRADO

AGENDA

26/3 – 17h 

Escola e currículo em tempos de coronavírus
Miguel Thompson

Miguel Thompson, diretor da Fundação Santillana, dá início às formações dessa temporada do ciclo. O webinar vai explorar a importância da construção coletiva do currículo escolar, focado na educação integral dos alunos, que preveja momentos para o desenvolvimento de competências socioemocionais importantes como a empatia e a cooperação.


30/4 – 17h 

Juventudes, projetos de vida e empreendedorismo
Helena Singer e Anna Helena Altenfelder

Helena Singer, da Ashoka, aborda a preparação dos alunos para uma vida em sociedade. Junto com Anna Helena Altenfelder, do CENPEC, vamos falar sobre como construir projetos de vida em conjunto com os alunos do século XXI e explorar os desafios e oportunidades que se abrem.


28/5 – 17h 

Organização dos itinerários formativos
Eduardo Deschamps

Uma das pautas mais procuradas quando o assunto é Ensino Médio, a questão dos itinerários formativos é o centro do debate do nosso terceiro encontro. Eduardo Deschamps estabelece parâmetros e dá dicas de como as instituições de ensino podem ser organizar para adaptar suas ofertas aos novos rumos da educação brasileira.


25/6 – 17h 

O que muda no fazer da sala de aula?
Nílson Machado

Com as mudanças propostas pela BNCC, temas como a interdisciplinaridade e metodologias diferenciadas para a sala de aula têm ganhado força. Nilson José Machado, um dos mais importantes especialistas em educação, traz dicas e orientações para educadores em um bate-papo sobre metodologias de projetos, metodologias ativas e ações interdisciplinares. 


30/7 – 17h 

Linguagens na BNCC Médio: planejamento integrado entre as 4 disciplinas
Egon de Oliveira Rangel

Um olhar para a área de Lingugens na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio e como integrar os quatro componentes curriculares na hora do planejamento: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Arte e Educação Física. Uma formação completa para educadores e coordenadores pedagógicos.  


27/8 – 17h 

Linguagens na BNCC Médio: execução na sala de aula
Egon de Oliveira Rangel

Egon de Oliveira Rangel, do Instituto Singularidades, continua o debate e traz dicas e orientações sobre como executar o planejamento para todos os componentes da área com uma perspectiva de formação integral do aluno. Isso sem esquecer do desenvolvimento de habilidades técnicas e de colaboração tão necessárias para o aluno do século XXI.


24/9 – 17h 

Matemática na BNCC Médio: planejamento integrado e execução na sala de aula
Silvia Brumatti Sentelhas

Silvia Brumatti Sentelhas apresenta o panorama da área de conhecimento de Matemática para o Novo Ensino Médio e conta sobre como desenvolver habilidades essenciais para formar alunos capazes de resolver problemas de forma criativa e com pensamento crítico apurado. 


29/10 – 17h 

Ciências da Natureza na BNCC Médio: planejamento integrado e execução na sala de aula
Harley Koyama Sato

Harley Sato traz dicas e sugestões para um planejamento completo da área de Ciências da Natureza na BNCC Médio. Como desenvolver habilidades e avaliar os alunos que demonstram interesse nos componentes da área, sempre com a perspectiva da formação integral. 


26/11 – 17h 

Ciências Humanas e Sociais na BNCC Médio: planejamento integrado e execução na sala de aula?
Gilberto Pamplona Costa

Novos tempos estão chegando também para o Ensino Médio. O que propõe a BNCC para as Ciências Humanas e Sociais? Gilberto Pamplona da Costa traz um panorama dessa área do Conhecimento à luz da BNCC e mostra caminhos para a formação de um aluno consciente de seu papel na sociedade e capaz de atuar pelo bem comum. 


03/12 – 17h 

Avaliações externa à luz da BNCC
José Francisco Soares

Depois de um planejamento e uma execução clara, os alunos enfrentam as avaliações externas que determinam seus caminhos. José Francisco Soares fala sobre as tendências de mudanças e formatos das avaliações externas a partir da BNCC Médio.  


QUERO SER LEMBRADO

Gostaria de ser lembrado por e-mail das datas dos encontros? Preencha o formulário abaixo para receber nossas comunicações.


1ª TEMPORADA

BNCC e os componentes curriculares

Em 2018, a Moderna realizou a primeira temporada de formações A BNCC NA PRÁTICA com o objetivo de democratizar as informações e mergulhar nas mudanças previstas na BNCC para cada componente curricular. Dessa forma, convidamos especialistas e educadores para propor práticas a fim de que os professores e coordenadores pudessem se debruçar sobre novas propostas para o ensino e se preparar para a implantação, em 2020.


2ª TEMPORADA

Temas essenciais à luz da implantação da BNCC

Em 2019, a 2ª temporada do ciclo A BNCC na prática trouxe formações especiais com grandes especialistas e educadores que compartilharam experiências e debateram os rumos da educação brasileira para os próximos anos. Nessa temporada, os temas permearam a implantação da Base Nacional Comum Curricular no Ensino Fundamental de forma a atender perspectivas e realidades das escolas do nosso país. Uma maneira coletiva de levantar ideias, dicas e sugestões que transformam a vida das escolas, das famílias e dos alunos.