A BNCC NA PRÁTICA

Chegou a hora da implantação

O ciclo de webinars A BNCC NA PRÁTICA debate os diversos desafios que as escolas públicas e privadas têm encontrado na implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Ao todo, preparamos 10 webinars com especialistas e educadores, transmitidos ao vivo pelo nosso Facebook, que ficarão gravados em nossa página no Facebook e no Youtube para você e sua equipe assistirem quando quiser.

Esta é a segunda edição do encontro. No fim da página, você encontra uma playlist especial com todos os vídeos dos webinars realizados no ano passado.

QUER SER LEMBRADO POR E-MAIL?

Preencha o formulário nesta página para receber nossas comunicações sobre as datas e horários das formações.

QUERO SER LEMBRADO

AGENDA

19/3 – 17h 

Currículo escolar
Mozart Neves

Um dos maiores especialistas em Educação da atualidade, Mozart Neves dá início às formações dessa temporada do ciclo. O webinar vai explorar a importância da construção coletiva do currículo escolar, focado na educação integral dos alunos, que preveja momentos para o desenvolvimento de competências socioemocionais importantes como a empatia e a cooperação.


25/4 – 17h 

Relação escola-comunidade
Helena Singer

Helena Singer fala sobre a corresponsabilidade entre escolas, famílias e comunidades para o desenvolvimento de indivíduos cientes da sua participação na sociedade. A especialista apresenta a proposta da criação de territórios educativos que busca novas formas de se organizar para garantir a formação integral e cidadã dos alunos.


30/5 – 17h 

Como (re)elaborar o projeto político pedagógico
Maria Estela Lacerda

Um dos desafios das escolas com a BNCC é a reconstrução do seu Projeto Político Pedagógico (PPP) para orientar suas intenções e objetivos com autonomia e gestão democrática, levando em conta as expectativas da comunidade e as ações de diretores, professores, funcionários, alunos e famílias. Nesse webinar, traremos algumas dicas e práticas que podem ser adotadas pelas escolas nesse processo.


27/6 – 17h 

Formação de professores
Marcelo Ganzela e Sylvia Gouvea

Com as mudanças propostas pela BNCC, a formação docente precisar ser repensada não apenas no que tange à formação continuada, mas também a formação inicial dos professores. É necessário que as escolas apresentem um projeto de formação alinhado à implantação. Por isso, convidamos Marcelo Ganzela, do Instituto Singularidades, para apresentar dicas para essa formação, e Sylvia Gouvea, diretora do Colégio Lourenço Castanho, trazendo sugestões de iniciativas.


25/7 – 17h 

Ensino por competências: como fazer?
Nilson José Machado

Um olhar para a definição de competências e o que mudou com a Base em termos de prática de sala de aula. Nilson José Machado, um dos maiores especialistas no tema, elenca os benefícios do ensino por competências, previsto na BNCC, e traz dicas para desenvolver projetos e ações na sala de aula. 


29/8 – 17h 

Avaliação de competências
Sonia Vidigal

A BNCC prevê o ensino por competências como ponto de partida para o trabalho com os alunos. Esse cenário traz uma dúvida recorrente: como avaliar o desenvolvimento de competências? Sonia Vidigal, do Instituto Singularidades, mostra algumas ferramentas e técnicas que as escolas podem adotar para avaliar todos os tipos de competências. 


26/9 – 17h 

Inclusão e gestão das diferenças
Maria Tereza Mantoan

Maria Tereza Mantoan, renomada especialista sobre educação inclusiva, debate a importância da diversidade na sala de aula e da personalização do ensino. A escola é espaço de todos e deve atender a todos os alunos em suas necessidades. Um olhar sobre a importância do desenvolvimento da empatia a partir da compreensão das diferenças e do respeito ao outro. 


31/10 – 17h 

Alfabetização: existe idade certa? 
Rosângela Veliago e Mara Mansani

Como era tratada a alfabetização e o que a BNCC trouxe de novidade? Qual é o papel do professor como alfabetizador? Rosângela Veliago, especialista em Alfabetização e autora de livros didáticos de Língua Portuguesa, e Mara Mansani, colunista de Educação da Nova Escola, debatem os cenários da alfabetização e o que se espera das crianças e dos professores com a BNCC. 


28/11 – 17h 

Ensino Médio: o que esperar?
Anna Penido e Priscila Cruz (Todos Pela Educação)

Novos tempos estão chegando também para o Ensino Médio. O que propõe a BNCC? Qual é a proposta da lei do Novo Ensino Médio? Convidamos o Todos pela Educação e a autora de livros didáticos Ângela Silva para debater as perspectivas do segmento e dar luz às necessidades que a escola precisará atender em termos de infraestrutura e formação. 


05/12 – 17h 

Técnicas de planejamento
Ângela Silva e Denise Rampazzo

É hora de planejar! No nosso último encontro, Denise Rampazzo, do Instituto Singularidades, traz técnicas para colocarmos tudo o que aprendemos durante o ano em prática. Um panorama geral de tudo o que foi dito até aqui e alguns apontamentos sobre questões essenciais para o planejamento letivo com a implantação da Base. 


QUERO SER LEMBRADO

Gostaria de ser lembrado por e-mail das datas dos encontros? Preencha o formulário abaixo para receber nossas comunicações.


ASSISTA À PRIMEIRA TEMPORADA

Em 2018, a Moderna realizou a primeira temporada de formações A BNCC NA PRÁTICA com o objetivo de democratizar as informações e mergulhar nas mudanças previstas na BNCC para cada componente curricular. Dessa forma, convidamos especialistas e educadores para propor práticas a fim de que os professores e coordenadores pudessem se debruçar sobre novas propostas para o ensino e se preparar para a implantação, em 2020.