Coluna Educação Inovadora

5 estratégias para promover a saúde mental dos estudantes

Dialogar sobre saúde mental nas aulas é essencial para o desenvolvimento integral dos estudantes. Ao abordar esse tema, o educador contribui para a promoção do bem-estar emocional e psicológico dos discentes, além de criar um ambiente escolar mais acolhedor e inclusivo.

Quando a saúde mental está equilibrada, a capacidade de concentração, memória, raciocínio e aprendizagem é potencializada. Problemas de saúde mental podem prejudicar a função cognitiva e interferir no desempenho acadêmico e no desenvolvimento intelectual dos estudantes. Cuidar da saúde mental não só promove o bem-estar emocional, mas também melhora a capacidade de processamento de informações, tomada de decisões e resolução de problemas, contribuindo para um desenvolvimento cognitivo saudável e eficaz.

Ao integrar temas relacionados à saúde mental nas aulas, os educadores têm a oportunidade de sensibilizar os estudantes sobre a importância do autocuidado, da empatia e da resiliência. Além disso, podemos fornecer ferramentas práticas para lidar com desafios emocionais e desenvolver habilidades e competências descritas na Base Nacional Comum Curricular – BNCC.

Essas práticas não só contribuem para o bem-estar mental dos estudantes, mas também para a melhoria do desempenho acadêmico, da autoestima e da qualidade das relações interpessoais no ambiente escolar.  Priorizando a saúde mental nas aulas, os educadores estão investindo no desenvolvimento global de cada discente, preparando-os para enfrentar os desafios da vida com equilíbrio e autonomia. Conheça a seguir alguns exemplos de práticas pedagógicas.

De olho na sala de aula

Um exemplo de prática pedagógica eficaz é a realização de rodas de conversa sobre saúde mental, onde os estudantes têm a oportunidade de expressar seus sentimentos, compartilhar experiências e aprender estratégias de autocuidado. Outra prática importante é a inclusão de atividades lúdicas e artísticas que estimulem a criatividade e a expressão emocional dos estudantes.

Além disso, é essencial que os educadores estejam atentos aos sinais de sofrimento psicológico dos alunos e saibam encaminhá-los para profissionais especializados quando necessário. A criação de um ambiente de respeito, diálogo e acolhimento é fundamental para o cuidado com a saúde mental dos estudantes.

Para além das práticas mencionadas anteriormente, existem diversas outras estratégias pedagógicas que podem ser associadas ao currículo para abordar a saúde mental nas aulas, abaixo compartilho algumas delas, que considero essencial, devido aos seus benefícios ao processo de ensino e aprendizagem.

Mindfulness e meditação

Primeiramente, incluir momentos de mindfulness e meditação durante as aulas pode ajudar os estudantes a desenvolverem habilidades de autoconhecimento, concentração e redução do estresse.

Exercícios de respiração

Em segundo lugar, ensinar técnicas de respiração consciente pode ser uma prática simples e eficaz para auxiliar os estudantes a lidarem com a ansiedade e melhorar o controle emocional.

Atividades de escrita terapêutica

Propor atividades de escrita reflexiva e terapêutica pode ser uma forma de estimular a expressão emocional dos estudantes e promover a autorreflexão.

Incentivo à prática de atividades físicas

Promover a prática regular de atividades físicas e esportivas contribui para a melhoria da saúde mental dos estudantes, liberando endorfinas e promovendo o bem-estar.

Inclusão de conteúdos sobre saúde mental no currículo

Por fim, integrar conteúdos relacionados à saúde mental no currículo escolar pode ajudar os estudantes a compreenderem e valorizarem a importância do cuidado com a mente.

Associar essas práticas ao currículo escolar pode ser feito de forma transversal, integrando-as às disciplinas já existentes e promovendo a interdisciplinaridade. Além disso, é importante que os educadores recebam formação e suporte para implementar essas estratégias de forma eficaz e inclusiva. A abordagem da saúde mental nas aulas contribui para o desenvolvimento dos estudantes e de uma cultura de cuidado e respeito na escola.

Um abraço e até a próxima!

Sobre o(a) autor(a)

Artigos

Formada em Letras e Pedagogia, com especialização em Língua Portuguesa pela Unicamp, Mestra em Educação pela PUC-SP e FabLearn Fellow, Columbia, EUA. Professora da rede pública de SP, idelizou o trabalho de robótica com sucata, que é uma política pública e metodologia de ensino. Gestora, consultora e formadora docente, considerada uma das dez melhores professoras do Mundo pelo Global Teacher Prize, nobel da Educação. Atualmente, assina a coluna Educação Inovadora no blog Redes Moderna e é autoras dos livros de Robótica com Sucata e Robótica com Sucata II - uma aventura pela criatividade.