fbpx

Competência geral 4: Comunicação. Como desenvolver na prática?

By 04/11/2021ATIVAR

Você sabia que as competências gerais são direitos essenciais de todos os estudantes brasileiros? Pois é. Elas devem ser desenvolvidas durante todo o período de formação da escola básica e precisam estar claras no PPP e nos planejamentos dos professores.

Nessa imersão pelas competências gerais, vamos pousar em uma em específico: a competência geral 4: comunicação. Vamos ao que a BNCC diz sobre essa competência?

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo

Para que essa competência seja desenvolvida durante todo o percurso da educação básica, uma série de habilidades compõem o arcabouço formativo dos estudantes: das mais simples às complexas. Para facilitar o seu entendimento, selecionei algumas habilidades de áreas diversas e de vários anos, para que você perceba, na prática, como a BNCC dispõe o processo de desenvolvimento da comunicação em suas múltiplas esferas, veja:

LÍNGUA PORTUGUESA – 1º AO 5º ANO 

(EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário. 

LÍNGUA PORTUGUESA – 1º AO 5º ANO 

(EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.

LÍNGUA PORTUGUESA – 6º AO 9º ANO

(EF69LP10) Produzir notícias para rádios, TV ou vídeos, podcasts noticiosos e de opinião, entrevistas, comentários, vlogs, jornais radiofônicos e televisivos, dentre outros possíveis, relativos a fato e temas de interesse pessoal, local ou global e textos orais de apreciação e opinião – podcasts e vlogs noticiosos, culturais e de opinião, orientando-se por roteiro ou texto, considerando o contexto de produção e demonstrando domínio dos gêneros.

HISTÓRIA – 6º ANO 

(EF06HI09) Discutir o conceito de Antiguidade Clássica, seu alcance e limite na tradição ocidental, assim como os impactos sobre outras sociedades e culturas.

LÍNGUA INGLESA – 7º ANO 

(EF07LI22) Explorar modos de falar em língua inglesa, refutando preconceitos e reconhecendo a variação linguística como fenômeno natural das línguas.

CIÊNCIAS – 7º ANO

(EF07CI01) Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.

MATEMÁTICA – 9º ANO 

(EF09MA23) Planejar e executar pesquisa amostral envolvendo tema da realidade social e comunicar os resultados por meio de relatório contendo avaliação de medidas de tendência central e da amplitude, tabelas e gráficos adequados, construídos com o apoio de planilhas eletrônicas.

LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS – LÍNGUA PORTUGUESA ENSINO MÉDIO

(EM13LP19) Apresentar-se por meio de textos multimodais diversos (perfis variados, gifs biográficos, biodata, currículo web, videocurrículo etc.) e de ferramentas digitais (ferramenta de gif, wiki, site etc.), para falar de si mesmo de formas variadas, considerando diferentes situações e objetivos.

Agora que você já conheceu um pouco mais da multiplicidade de formas de se trabalhar a comunicação, que tal ir até a BNCC e perceber como outras habilidades se aplicam ao desenvolvimento da comunicação, seja ouvindo, compartilhando, criando, discutindo, apresentando? Você pode acessar o texto completo da BNCC nesse link.

Para finalizar, deixo a provocação, momento exercício para você, hein?

  • Que temas específicos me dão a possibilidade de criar atividades e desafios que envolvam a produção, por parte dos alunos, de: podcasts, jornais digitais, revistas digitais, vídeos, mini documentários, fotografias, obras de arte, memes, histórias em quadrinhos? 

Um grande abraço digital,

Prof. Emilly Fidelix | @seligaprof

Sobre a autora do post

Emilly Fidelix

Emilly Fidelix

Colunista

Emilly Fidelix é criadora do @seligaprof, onde impacta milhares de professores de todo o Brasil, palestrante e formadora de professores. É doutoranda em História Cultural (UFSC), especialista em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino (UTFPR), colunista no blog Redes Moderna e professora de pós-graduação no Instituto Singularidades. Atua nas áreas de metodologias ativas, storytelling aplicado à educação e BNCC.