fbpx

Com a palavra quem escreve e ilustra (ou ilustra e escreve)

Os encontros de leitores com os autores e ilustradores se constituem como uma das formas de gerar efeitos positivos na consolidação do gosto pela leitura. Porém tais encontros só fazem sentido para as crianças se elas tiverem sido tocadas pelo texto e pelas imagens que compõem o livro.

É sobre as pontes entre linguagens… sobre as pontes entre autores, ilustradores e seus leitores para produzir sentido ao compartilhar histórias nossa conversa com Lúcia Hiratsuka que escreveu e ilustrou, entre outros títulos, duas pequenas joias: O guardião da bola e A máquina de retratos.

Sobre a autora do post

Maria José Nóbrega

Maria José Nóbrega

Colunista

Formada em Língua e Literatura Vernáculas pela PUC/SP, com mestrado em Filologia e Língua Portuguesa pela USP, atuou em programas de formação continuada junto ao MEC, à SEE de São Paulo e à SME de Florianópolis e de São Paulo. Compôs a equipe de elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais, terceiro e quarto ciclos (1998); coordenou a equipe de Língua Portuguesa das Orientações curriculares e proposição de expectativas de aprendizagem para o ensino fundamental: ciclo I e II – SME de São Paulo (2007); integrou a equipe de elaboração da Proposta Curricular de Língua Portuguesa, do 1º ao 5º ano da SEE do Ceará (2014). Atuou como pesquisadora do Projeto “Currículos para os anos finais do ensino fundamental: concepções, modos de implantação, usos”, desenvolvido pelo Cenpec – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (2015). Foi assessora do Projeto Planos de Aula da Nova Escola.

Atualmente, além de assessorar várias escolas particulares de São Paulo, é coordenadora dos projetos de leitura da Editora Moderna, organizadora da série “Como eu Ensino” da Editora Melhoramentos, professora do curso de Especialização em Formação de Escritores / Instituto Superior de Educação Vera Cruz e do curso O livro para a infância: processos de criação, circulação e mediação contemporâneos / A Casa Tombada.