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Recursos tecnológicos no planejamento e preparo das aulas na alfabetização

Quanto aprendizado para todos nessa pandemia. Na educação então, nem se fala! Mudou forma como pensamos, planejamos e fazemos ela acontecer. Passamos das aulas presenciais, para aulas no ensino remoto no contexto familiar e agora estamos nessa transição para o ensino híbrido, o que nos mostra que temos ainda muito o que aprenderpara uma  virada e transformação para  mais qualidade e aprendizagem de todos os alunos. 

No passado, não muito distante, para a preparação de aulas, tínhamos cadernos  de planejamento os famosos “Semanários”, que continham as atividades que seriam realizadas em sala de aula. Depois com a distribuição dos livros didáticos pelo Ministério da Educação, passamos a ter mais uma ferramenta, que oferecia um guia, que seguíamos da primeira à última página, com passar dos tempos muitos professores passaram a usar as rotinas pedagógicas e outras formas e estratégias para o planejamento das aulas 

Agora, no século 21, temos um currículo construído e alinhado a BNCC, que traz competências e habilidades a serem desenvolvidas, indicando um rumo no processo de aprendizagem dos nossos estudantes. Novos tempos que trazem a necessidade do uso de diferentes metodologias, estratégias e novas ferramentas, que agora são combinadas também com algumas conhecidas e usadas, como os próprios livros didáticos. 

Atualmente, para planejar minhas aulas na alfabetização levo em conta alguns elementos: 

  • O que meus alunos já sabem e o que  eles ainda precisam aprender. 
  • Devido a pandemia, as  habilidades prioritárias  que serão desenvolvidas nesse período. 
  • Quais os canais de interação, de comunicação e tecnologias que meus alunos têm acesso. 
  • O que é possível fazer em parceria com as famílias para os estudos dos alunos. 
  • Quais  ferramentas tecnológicas posso usar em minhas aulas. 
  • O que minha Rede de Ensino oferece como apoio. 
  • Isso tudo, sem deixar de lado as questões de saúde física e emocional dos meus alunos. 

Juntando os meus aprendizados, as novas demandas e as necessidades na alfabetização dos meus alunos, chego à conclusão de que realmente, não bastam mais uma caneta e um caderno, como no início da minha carreira como professora alfabetizadora, para preparar e planejar minhas aulas. São novos tempos, que exigem ainda mais estudos, foco e criatividade  do professor.  

Compartilho com vocês algumas ferramentas  que aprendi usar, outras que estou experimentado  para o planejamento das  minhas aulas na alfabetização e que agora fazem parte da minha rotina.

Gravação das aulas

Meus alunos da alfabetização, estão no ensino remoto no contexto familiar. Devido a realidade local, recebem  quinzenalmente apostilas de atividades no formato impresso. As apostilas são criadas coletivamente com minhas colegas alfabetizadoras de 1º ano de minha escola, sempre levando em conta os elementos que falei. Tenho também um grupo de WhatsApp da turma, onde envio orientações escritas, áudios, conteúdos culturais e diariamente vídeos explicativos com o passo a passo para a realização das atividades. Os vídeos são gravados a partir da tela do computador, usando alguns recursos: 

  • Lousa Digital  

Microsoft Whiteboard 

Whiteboard é uma lousa digital, gratuita, onde posso abrir documentos, em diferentes formatos como o PDF das apostilas, fotos, criar notas adesivas, caixas de texto etc. Na gravação da aula, na lousa, vou apresentando as atividades, fazendo perguntas que levem a reflexão, explicando como se estivesse falando com as crianças, por exemplo: “Com que letra começa o nome dessa fruta?” ,(espero uns segundos e contínuo), “Isso mesmo a letra…!” Nas atividades uso os pincéis disponíveis na lousa para escrever, circular, indicar leituras, e tudo mais. Amplio ou diminuo as atividades. Essa é uma forma de minimizar as dificuldades  na alfabetização no ensino remoto. Pois de certa forma consigo dar as orientações adequadas para as crianças, que antes dependiam e contavam apenas com suas famílias, ou seja, isso tudo facilita o entendimento para o responsável que está apoiando as atividades em casa e principalmente para  as crianças. Mas  o uso das lousas digitais são ainda melhores para aulas online, onde você pode propor atividades interativas e colaborativas. E olha que é muito fácil usá-las, tudo intuitivo, mas se precisar na Internet tem tutorias para explorar o máximo esse recurso. Outra lousa digital que gosto de usar é a Jamboard da Google, com acesso fácil pelo gmail. Ela também é ótima para atividades online ou para preparar as que serão impressas , que podem ser baixadas no formato PDF ou imagem. Com intencionalidade pedagógica e  criatividade, dá para criar inúmeras atividades. No ensino remoto, essa foi a forma que encontrei para apoiar as aulas, em combinação com o  uso do WhatsApp.  

  • Gravação de aula 

Para gravar as aulas na lousa digital, que serão enviadas no grupo da turma, uso o programa Xbox game bar disponível no Windows 10, no meu computador, de forma gratuita. É bem simples e muito fácil de usar. Aperto e seguro a tecla do Windows e  a tecla G, simultaneamente no teclado. Fazendo isso  aparece na tela o quadro de captura para a gravação. Se for seu caso, experimente aí no seu computadorConfiguro o áudio, ponho para gravar e pronto. Com esse recurso posso gravar qualquer coisa na tela do computador, não só as aulas na lousa. Com ele gravo minha fala sem  aparecer, mas há outros aplicativos com ainda mais recursos para a gravação, como Obsproject  ou o Ocam. 

  • Comprimindo vídeos para o WhatsApp 

Se o vídeo fica muito pesado para mandar pelo WhatsApp, comprimo online no site Clideo. 

Gosto de usar esse site para comprimir vídeos, também pela facilidade, porque não preciso me cadastrar para isso.  

Mas tenha claro que não é a lousa e o recurso de gravação o ponto mais importante! O que conta é a intencionalidade, o que precisamos explorar com os alunos, e o nosso planejamento. Recursos tecnológicos são meios e não fim! 

  

  • Legendas nos vídeos 
  •  Outro recurso que venho experimentando é o de colocar legendas em vídeos, para uma aula mais especial ou temática, gravados pelo celular, ou na tela do computador. Sempre vídeos curtos, compactos, com poucos minutos. A proposta é usá-los como complemento para estudo do conteúdo a ser explorado e não deixar os alunos por tempos longos e desnecessários  em frente a telas. Dá para gravar por exemplo, um vídeo para uma aula sobre desperdício de alimentos no nosso dia a dia, como tema para a escrita de uma campanha de conscientização na alfabetização. Tenho usado o Veed.io, para criação das legendas , um aplicativo online também sem necessidade de se registrar no site. Dá para editar corrigindo alguma palavra na legenda. As legendas em vídeos funcionam mais para alunos em continuidade e consolidação  da alfabetização, seja no 1º,n o 2º e ou 3º ano,  facilitando e apoiando o entendimento  do conteúdo, onde eles podem também  relacionar o falado ao escrito. Mas dá também para criar muitas atividades  de leitura e escrita na alfabetização usando as legendas usando por exemplo o Powerpoint.  
  • Criando sua própria fonte de escrita na alfabetização. 

Para outra turma de alunos, nas aulas online pelo aplicativo Teams, no ensino remoto e como complemento as aulas no retorno presencial, nas atividades apresentadas, uso fontes cursivas digitais. Alguns alunos estavam em transição da letra bastão mais apropriada para alfabetizar para a escrita cursiva. Essa transição pode causar muita confusão e dificuldades nas escritas dos alunos. O bacana é que no meio digital, em segundos, transformamos o formato da fonte, atendendo as necessidades de todos os alunos. A novidade agora é que pude criar também minha própria letra cursiva, minha  fonte para uso no computador, exatamente como costumo escrever em sala de aula. O site Calligrafhr oferece esse recurso. Você faz o download do gabarito em branco, cria seus caracteres, escaneia sua escrita no gabarito, e então o aplicativo cria sua fonte que pode  então ser instalada. Mas é preciso mais de uma tentativa até acertar os espaçamentos na escrita. É muito, muito bacana! 

Viram só quantas  coisas úteis para transformar e apoiar o planejamento das nossas aulas. Imaginem só o que podemos fazer e aprender ainda! Espero que tenham gostado e usem em suas aulas.  

Um grande abraço e até o próximo post, aqui no Olhares! 

Mara Mansani 

Sobre a autora do post

Mara Mansani

Mara Mansani

Colunista

Professora há quase 30 anos, lecionou em vários segmentos, da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, passando também pela Educação de Jovens e Adultos (EJA). Recebeu o Prêmio Educador Nota 10, na área de Alfabetização, com o projeto Escrevendo com Lengalenga.