fbpx

22/11 – Dia do reciclador

Limpar o planeta. Aproveitar bem os recursos que a natureza nos dá. Transformar lixo em riquezas. Esse é o trabalho de muitas pessoas, cooperativas e empresas – os recicladores – cuja data comemoramos hoje.  

Dificilmente a importância desses agentes poderá ser exagerada. O humilde cidadão, que traciona com sua própria força a carrocinha com que recolhe papel, cartão, papelão, plásticos, vidros e metais. Aempresas e cooperativas. Os desenvolvedores de soluções inovadoras para reciclagem de materiais complexos, como embalagens longa vida e fraldas descartáveis. Os designers, que projetam novos produtos já planejando como serão reaproveitados ou reciclados. Todos merecem nossos agradecimentos e congratulações nesta data. 

 As pessoas de boa vontade trabalham para desenvolver a economia circular, com processos produtivos em que tudo possa ser reutilizado, reciclado ou retornar à natureza sem contaminá-la. Esse é o desafio para que a humanidade possa seguir produzindo mais bens sem destruir o planeta, nosso único lar em todo o universo.   

Os produtos feitos de celulose se destacam nesse esforço, porque são muito reciclados – 67% de todo o papel utilizado no Brasil em 2019 voltou a ser matéria prima valiosa, graças aos recicladores. Cerca de 80% das embalagens de cartão e papelão também. 

 Além da justa homenagem que os recicladores merecem, vamos dar a eles nosso apoio. Separar e descartar corretamente tudo o que pode ser reciclado é o mínimo que podemos fazer. Na verdade, é obrigação de todos – indivíduos, empresas e governos. 

Sejamos todos recicladores! 

Papel usado não é lixo! 

Equipe Two Sides Brasil

#twosides.org.br
twosides@twosides.org.br