fbpx

8 LIVROS INFANTIS PARA REFLETIR SOBRE A PATERNIDADE

Em agosto, comemoramos o Dia dos Pais. Uma data para celebrar as referências paternas em nossas vidas. Sem dúvida, é incrível observar o amor que muitos homens sentem por seus filhos e a dedicação que têm para garantir uma criação de qualidade. Porém, a data também nos leva a refletir: o que é ser pai?

No Brasil, mais de 5,5 milhões de crianças não possuem o nome do pai na certidão de nascimento. Esses são dados do último Censo Escolar, feito pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2013. Em pesquisa realizada em 2015, pelo Instituto Data Popular, o Brasil tem 67 milhões de mães. Dessas, 31%, ou seja, 20 milhões de famílias são formadas apenas por mães que criam seus filhos sozinhas. Se pensarmos em 2020, provavelmente este número seja maior ainda.

O número é assustador. Por isso, é tão necessário, usar a data para abordar as responsabilidades da paternidade e acabar com o mito sobre “tarefas das mães” e “tarefas dos pais”. Educar é uma responsabilidade conjunta, sem aquele papo de “eu ajudo a criar meu filho”. Não, ajudar não é criar! Criar é participar das brincadeiras, assumir tarefas, transformar papéis socialmente construídos e se comprometer com uma paternidade presente e igualitária.

DIA DOS PAIS: LITERATURA PARA CONSCIENTIZAR

Neste Dia dos Pais, desejamos que as famílias – em todas as suas formas e composições – construam relações afetivas sólidas e participativas, caminhando em direção a um mundo com mais equidade e acolhimento.

Para celebrar e trabalhar o tema, separamos 8 livros infantis do catálogo da Moderna e da Salamandra que abordam a relação entre pai e filho para ler com as crianças!

O que acontece quando duas irmãs puxam, uma de cada lado, os braços de seu pai? Papai é meu! nasceu de uma história real na vida do autor. Ficção e realidade se misturam nessa maluca história de ciúme e amor entre duas irmãs e seu pai.

Gustavo vê sua vida mudar. Num dia, é filho de um famoso diretor de teatro. No outro, vê seu pai abandonar a arte para, misteriosamente, trabalhar com o comércio. O garoto descobre que seu pai está trabalhando com mercadoria ilegal, o que fez com que seu mundo desabe. Como lidar com tantos conflitos?

Uma carta de pai para filho com uma reflexão sobre o imenso planeta que nos acolhe. A partir de uma situação real que inspirou o livro, o autor gentilmente traz pequenos conselhos que valorizam a vida e nos traz divertidas lições de sobrevivência na Terra. E, entre tantas importantes reflexões, uma delas com certeza ficará mais forte na mente do jovem leitor: não estamos sozinhos aqui.

Primeiro foi a mãe. Depois quem perdeu o emprego foi o pai, um alto funcionário de uma empresa engolida pela crise econômica. De repente, adeus às aulas de natação, às roupas da moda, às viagens, a tudo aquilo a que os jovens estavam acostumados. Qual seria a saída para a família?

Naldo não fica muito surpreso quando seus pais resolvem se separar. Afinal, os dois vivem brigando. Mas, quando a mãe dele precisa mudar de cidade, o menino acha natural ir morar com o pai. Naldo só não consegue entender por que a mãe e a avó são contra…

Primeiro foi a mãe. Depois quem perdeu o emprego foi o pai, um alto funcionário de uma empresa engolida pela crise econômica. De repente, adeus às aulas de natação, às roupas da moda, às viagens, a tudo aquilo a que os jovens estavam acostumados. Qual seria a saída para a família?

O que vamos construir juntos, eu e você? Vamos construir um relógio para vigiar o tempo. E construir nosso futuro curtindo cada momento. Um livro sobre plano para o nosso futuro juntos.

Matilda e seu pai são muito diferentes. Matilda é rápida e seu pai é lento. Matilda é arrumada e papai é bagunçado. Eles estão em uma busca por um tesouro, mas papai fica se distraindo. Logo, eles estão perdidos e Matilda está ficando cada vez mais irritada… Será que algum dia encontrarão o caminho para a ilha do tesouro?

GENIUM: QUER MAIS INDICAÇÕES?

Para você que ama a literatura, a Moderna e a Salamandra apresentam a Genium: nossa assistente virtual de literatura.

Ficou mais fácil para você receber as melhores dicas de livros de literatura da Moderna e Salamandra.Faça um pedido e a Genium propõe títulos de acordo com o que você precisa!

Baixe gratuitamente!

Saiba mais!