fbpx

Dia da proteção das florestas

Muita gente ainda fica surpresa quando descobre que a fabricação e o uso de papel, cartão e papelão faz crescer a quantidade de árvores. Todos sabem que papel é feito de árvores. O que nem todos sabem é que essas árvores são plantadas para essa finalidade. Portanto, é absolutamente errado afirmar que economizar papel ajuda a evitar desmatamento. Ao contrário, mais consumo de papel leva à necessidade de se plantar mais árvores.

No Brasil é cultivada, diariamente, uma área equivalente a 500 campos de futebol com novas árvores para usos industriais, inclusive celulose e papel. Esse cultivo é feito em terrenos que já eram normalmente utilizados para agropecuária. Não há substituição de florestas naturais por florestas cultivadas. Pelo contrário, para cada hectare de florestas cultivadas, são preservados 0,7 hectares de matas nativas. Frequentemente as plantações são feitas em terrenos que já estavam degradados por outros usos e que o manejo correto ajuda a recuperar.

A área total de cultivos de pinus e eucalipto para celulose e papel é cerca de 2,7 milhões de hectares. Isso corresponde a menos de 1% da área utilizada hoje, no Brasil, pela agropecuária. Apesar disso, essa pequena área é responsável por retirar uma grande quantidade de CO2 da atmosfera – o equivalente a cerca de 30% das emissões brasileiras de gases do efeito estufa em 2018.

Muitos acreditam que florestas plantadas são prejudiciais ao meio-ambiente. Mas, assim como tantas outras monoculturas, seu manejo correto permite o equilíbrio satisfatório com o meio ambiente. O Brasil já é o 6º no ranking total de certificações do sistema FSC, a principal entidade certificadora de boas práticas no manejo florestal, respeitada mundialmente.

No entanto, embora papel, cartão e papelão sejam produtos altamente sustentáveis, nenhum recurso deve ser desperdiçado. Utilize só o que for necessário. E lembre-se: depois de usados, recicle.

GUIA DE BOAS PRÁTICAS AMBIENTAIS

Ampliando o alcance do nosso trabalho, como uma forma de contribuir com a conscientização sobre as urgentes questões ambientais, elaboramos um pequeno manual de como tornar seu estilo de vida mais consciente e sustentável.

E, aproveitando o tema de conservação das florestas,  vamos ajudar você a entender melhor como cuidar do planeta.

Baixe, compartilhe com os amigos e vamos juntos nessa missão! 🙂

Equipe Two Sides Brasil

#twosides.org.br
twosides@twosides.org.br