fbpx

Como a arte e a criação artística podem contribuir para a educação?

O contato com a arte desde a infância, permite trabalhar e desenvolver uma série de competências e habilidades. Na redação da própria Base Nacional Comum Curricular (a BNCC), encontramos a seguinte afirmação: A aprendizagem de Arte precisa alcançar a experiência e a vivência artísticas como prática social, permitindo que os alunos sejam protagonistas e criadores. (BNCC p.195)

Diante disso, é fácil compreender que em todas as suas diferentes formas de expressão, a Arte é uma ferramenta importantíssima de transformação social, além, é claro de permitir que a criança consiga trabalhar processos internos de maneira muito mais fluída, conseguindo demonstrar sentimentos e desejos através de suas expressões artísticas. Também é através da arte, que os indivíduos despertam sua capacidade de criar e desenvolver a imaginação, de forma que integrem sua história pessoal, cultural e o mundo.   

Para que esse trabalho seja completo, nós, pais, responsáveis e professores, devemos participar de forma efetiva: não precisamos ser exatamente um artista, mas sim alguém extremamente sensível, capaz de ser fruidor e produtor da obra de arte, porque afinal de contas, é esse sentimento, e somente ele, que pode passar esse olhar e sensibilidade para a criança. 

É bom lembrar também, da importância e necessidade de que a arte seja algo acessível à todos, para que qualquer criança, qualquer indivíduo, tenha a possibilidade da descoberta e do desenvolvimento do olhar crítico que as diversas formas de expressão proporcionam 

E é aí que a magia aparece: durante este processo de descoberta, acontece o reconhecimento, a identificação, o sentimento de pertencimento e a partir disso, a percepção do que é o outro, da diversidade, do aprendizado de reconhecer a arte como fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos, em diferentes espaços e tempos. 

E como trabalhar isso com as crianças em tempos de quarentena?

Já dizia um famoso filósofo: A Arte existe para que a realidade não nos destrua. (Nietzsche) 

Pois bem, podemos trabalhar com a Arte de dentro da nossa própria casa, afinal, alguns museus ao redor do mundo, oferecem acesso on-line e gratuito à grande parte de seus acervos.  Sendo assim, que tal tirar um tempinho pra navegar em alguns sites com as crianças?

Uma boa ferramenta de consulta, é o Google, que disponibiliza o Google Artes e Cultura (imagem abaixo). Ali, como uma galeria virtual, apresenta diversos materiais das várias formas de expressão relacionada ao mundo da Arte.

(para usar o site em português, é necessário clicar em “traduzir com o google”, que aparece no centro da página, no final da tela).

Uma dica de como utilizar essa ferramenta é, depois de navegar entre as obras, você pode sugerir que a criança recrie a que mais gostou, usando materiais que se tem em casa: revistas velhas, folhas coloridas, lápis, canetas, giz de cera…o que tiver!

Dessa forma, além de passar mais tempo com a criança, você também a incentiva a criar e desenvolver competências e habilidades através do trabalho com a Arte.  

No fim da semana, vocês podem criar, juntos, uma mostra de Artes em casa, filmar e compartilhar pelas redes com amigos e familiares.   

O que você vai precisar para criar a mostra é simples: barbantes, novelos de lãs, pregadores, com esses materiais, faça varais em alguns espaços da casa, e pendure os desenhos ou colagens, produzidos pela criança! Se não tiver nenhum deles, tudo bem, dá pra expor a produção apenas colocando as folhas encostadas na parede, ou em algum móvel. Ou também, fazer instalações pela casa, utilizando objetos de decoração para a composição do ambiente! Use a imaginação, deixa fruir, é assim que nascem grandes curadores 😛  

E aí, vamos nessa? 😊

Curiosidade: a diferença entre fruir e fluir

Fluir tem significado de escorrer, manar, escoar, passar o tempo, correr em estado fluído. Fruir tem significado de usufruir, ter prazer com, desfrutar, gozar de algo ou de uma situação.

Saiba mais:

  • Percursos da Arte na Educação com Cesare De Florio La Rocca.

https://www.youtube.com/watch?v=drXHtT6PvIs acessado em 26/03/2020.

  • Base Nacional Comum Curricular – BNCC

www.mod.lk/bncc acessado em 31/03/2020.

  • 30 museus virtuais pelo mundo

https://www.melhoresdestinos.com.br/museus-virtuais.html acessado em 31/03/2020