5 ações para aproximar o trabalho de Tecnologia na sala de aula

Tenho recebido muitas mensagens de professores das mais diferentes regiões do Brasil, com a mesma dúvida. Como superar as barreiras da tecnologia em sala de aula?

Não existe uma receita de bolo, mas, o caminho passa por compreender o cenário atual, superar medos e angustias e utilizar a tecnologia que temos nas mãos.

O mercado está em constante evolução com a indústria 4.0 e apesar de avançarmos e vivenciar a educação 4.0, muitas escolas estão na educação 1.0 caracterizada pelo giz e lousa. É necessário superarmos barreiras e acrescentarmos ideias para usar as diferentes ferramentas digitais em sala de aula.

A mesma facilidade que temos com o uso da tecnologia para as atividades mais rotineiras do dia-a-dia deve ser abraçada pela escola e pelos professores e fazer parte do planejamento, com objetivos claros e desafios para alavancar a aprendizagem dos alunos.

Superando barreiras

Para isso é necessário vencer barreiras, como ausência de infraestrutura, conectividade e formação docente e é necessário investimento das políticas públicas. Muitos de nós sentimos dificuldade em lidar com programas e ferramentas, pois, só tivemos contato com ferramentas digitais na fase adulta, bem diferente dos nossos estudantes que nasceram e estão familiarizados com as tecnologias.

O primeiro passo é enxergar que a tecnologia não é um fim em si mesma, é que ela uma propulsora a aprendizagem, e seu uso deve sempre vir acompanhado de reflexão e ética.

O aparelho celular deve ser utilizado como aporte pedagógico em sala de aula e no começo o professor deverá realizar um trabalho de mudança cultural, lembrando que os alunos não foram preparados lidar com as redes sociais, internet segura, uso de dados e nem como essa ferramenta como um poderoso instrumento para sua aprendizagem.

As propostas e objetivos de uso de ferramentas digitais devem ser claros e envolver os discentes em ações de pertencimento, geralmente acompanhado de metodologias ativas, que oportuniza o aluno sair da passividade e assumir o centro do processo de aprendizagem ao trazer dinamismo as aulas.

Sobre a autora do post

Débora Garofalo

Débora Garofalo

Colunista

Débora Garofalo é Assessora Especial de Tecnologias da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (SEE SP) e professora da rede pública de ensino de São Paulo. Formada em Letras e Pedagogia, mestranda em Educação pela PUC-SP, vencedora na temática Especial Inovação na Educação no Prêmio Professores do Brasil, Vencedora no Desafio de Aprendizagem Criativa do MIT e considerada uma das dez melhoras professoras do mundo pelo Global Teacher Prize, o Nobel da Educação.

Ideias para inserir ferramentas digitais em sala de aula

Conheça: Compreenda recursos e softwares que podem ser incorporados a sua rotina na escola.  Gerenciadores como Google Drive e Google Sala de Aula permitem realizar trabalhos colaborativos, permitindo que vários documentos possam ser vistos e comentados por um grupo – com acesso inclusive pelo celular. É possível gerenciar pesquisas e aplicar avaliações tornando as aulas mais atrativas e dinâmicas e de maneira offline.

Planeje: Realize atividades em que a experimentação da aprendizagem esteja presente, valorizando o aluno no centro do processo de ensino e fazendo do professor o mediador dessa construção.  Ao estabelecer espaços colaborativos dentro da sala de aula, o aluno pode inventar, criar e usar recursos diferentes para a resolução de problemas.

Insira: O foco da educação hoje está no desenvolvimento de competências e habilidades, entre elas colaboração, empatia e relações socioemocionais. Aproveite para inserir as redes sociais em suas aulas, expandindo o aprendizado e dando espaço a um ensino mais personalizado. Edmodo, Blogger, Twitter e Instagram são redes sociais que permitem interação, personalização e a possibilidade de realizar trabalhos que expressem mais a vivência e a visão do aluno.

Crie: Estimule o contato com softwares (programas) autorais e a produção de trabalhos colaborativos.  Audacity e Gimp são exemplos de programas que permitem realizar diversos tipos de trabalho, além de serem gratuitos e trabalhar de maneira offline.

Compartilhe: Propicie momentos para compartilhar as atividades realizadas, incentivando os alunos a produzir seus próprios textos em formatos distintos. Eles poderão criar textos a partir das pesquisas realizadas na internet e em outras mídias e você pode ensiná-los a mencionar de maneira correta o crédito de autores e fontes pesquisadas.

Muitas ferramentas acima, oferecem oportunidade de compartilhar trabalhos, então aproveite ainda esses recursos para mostrar sua experiência a outros professores. As ferramentas digitais podem ser usadas como um grande propulsor à inovação, criatividade e inventividade por meio da experimentação – dando aos alunos a oportunidade de serem protagonistas, autorais e construtores da sua própria aprendizagem.

Tecnologia não é apenas trabalhada com equipamentos e softwares, ela pode de ser trabalhada de diversas maneiras, uma delas é atividades low tech (de baixa tecnologia) e fora de equipamentos e computadores, como, em oficinas criativas e programação desplugada.

Um abraço,

Débora