NOVA EDIÇÃO| Estudar História – Das origens do homem à era digital

As últimas décadas foram marcadas por uma forte renovação das atividades docentes. Os currículos escolares foram reformulados, enfatizando o desenvolvimento das habilidades e competências; as avaliações tomaram caráter formativo; as metodologias ativas ganharam relevância nos processos de ensino-aprendizagem; a formação dos jovens para a cidadania tornou-se um dos pilares das práticas educativas e as novas tecnologias digitais penetraram o ambiente escolar. O ensino de História, em particular, passou a valorizar o debate historiográfico, a produção do conhecimento histórico e o desenvolvimento da capacidade do jovem de mobilizar seu conhecimento sobre o passado para analisar o presente.

Se por um lado todas essas mudanças são bem-vindas e dão mais dinamismo e sentido à Educação, por outro sobrecarregam os professores, cujos salários e condições de trabalho nem sempre acompanharam o aumento do volume de tarefas e responsabilidades. Por essa razão, a disponibilidade de materiais didáticos que deem suporte ao trabalho docente, assegurando ao educador recursos para desenvolver suas aulas sem, no entanto, engessar seu curso, tornaram-se essenciais.

Ciente disso, pensamos a coleção Estudar História para ser usada de maneira bastante flexível. Nela, cada professor encontrará à sua disposição uma variedade suficientemente grande de propostas e textos que lhe permitam traçar o percurso pedagógico que mais lhe convier, sem prendê-lo a um roteiro de trabalho pré-determinado.

Em todos os volumes há atividades de verificação de leitura na sessão Recapitulando, colocadas estrategicamente ao final de um bloco de informações para que o professor possa planejar desde uma aula invertida, aproveitando o tempo em sala para discussões, atividades criativas e propostas interativas como as sugeridas na sessão Fazendo e Aprendendo, até fazer uma avaliação diagnóstica da habilidade de leitura e compreensão de texto dos seus alunos. Outra preocupação foi garantir, na sessão História em Construção, que os estudantes entrem em contato com os métodos de produção do conhecimento histórico e sintam-se estimulados a problematizar a realidade, buscando no passado explicações possíveis para as situações que vivenciam hoje. Para essa finalidade, inclusive, todos os capítulos apresentam uma proposta de atividade na qual o aluno precise estabelecer relações entre passado e presente.

Tomando a Base Nacional Comum Curricular como norte, a coleção também oferece propostas interdisciplinares e atividades que desenvolvam as habilidades cognitivas do jovem, instando-o a ler e interpretar gráficos e tabelas, mapas, imagens de diversos tipos e textos de vários gêneros. Além disso, valoriza os trabalhos em equipe, a atividade de pesquisa e a aprendizagem de procedimentos a fim de desenvolver, aos poucos, a autonomia do estudante.

Deste modo, nosso propósito foi firmar uma relação de parceria com os colegas de profissão, reconhecendo sua competência para gerenciar o próprio curso, mas solidárias às dificuldades práticas que marcam a carreira docente. Esperamos estar com vocês nessa jornada!

Patrícia e Anna

Conheça a obra!

Patrícia Ramos Braick

Patrícia Ramos Braick

Autora do livro Estudar História

Mestre em História (área de concentração: Histórias das Sociedades Ibéricas e Americanas) pela PUC-RS. Ex-professora da educação básica em Belo Horizonte/MG.

Anna Barreto

Anna Barreto

Autora do livro Estudar História

Mestre em História Social pela USP. Professora da educação básica nas redes pública e privada de São Paulo/SP, desde 1987.

Leave a Reply