Como levar a Educação Empreendedora para a sala de aula

A educação empreendedora ocupa um espaço importante na educação, principalmente porque aborda projeto de vida dos estudantes e trabalha com algumas habilidades da sociedade contemporânea ligadas a autonomia, competências múltiplas, capacidade de aprender, adaptar a situações novas e de promover transformações.

A escola é um bom espaço para que essas habilidades possam ser desenvolvidas e vivenciadas, preparando os nossos alunos para este novo tempo. O empreendedorismo contribui para o modo de pensar, uma atitude que deve ser desenvolvida e praticada.

Esse tipo de educação busca inspirar os estudantes a empreender, ao experienciar qualidades e habilidades necessárias de um empreendedor, podendo estar presente em várias etapas do ensino e na diversidade das disciplinas.

Como trabalhar o empreendedorismo na sala de aula

Um dos principais objetivos da educação empreendedora é desenvolver atitude e mentalidade empreendedora, que visam estimular o raciocínio lógico e a busca por aprender conceitos e conhecimentos que contribuam para resolver problemas.

O ensino empreendedor estimula conversas sobre sonhos pessoais e profissionais formando habilidades necessárias para a vida como planejar, buscar informações, estabelecer metas, ser persistentes, autoconfiantes, protagonistas.

Sobre a autora do post

Débora Garofalo

Débora Garofalo

Colunista

Débora Garofalo é Assessora Especial de Tecnologias da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (SEE SP) e professora da rede pública de ensino de São Paulo. Formada em Letras e Pedagogia, mestranda em Educação pela PUC-SP, vencedora na temática Especial Inovação na Educação no Prêmio Professores do Brasil, Vencedora no Desafio de Aprendizagem Criativa do MIT e considerada uma das dez melhoras professoras do mundo pelo Global Teacher Prize, o Nobel da Educação.

Na prática

É importante abordar alguns aspectos, estimulando os estudantes a empreender. As atividades devem conter desafios, estimular a criatividade, colaboração, ser lúdica e focar na atitude empreendedora.

Referenciais: Trazer pessoas de diferentes profissões e ou participar de feiras relacionadas ao tema são importantes para fomentar o diálogo, conhecer experiências reais sobre diferentes áreas e se aprofundar sobre a futura profissão.

Diálogo: conhecer os alunos, seus desejos é um primeiro passo, conversar sobre profissões, estabelecer roteiros e perfis destas profissões, é importante para fundamentar escolhas.

Dica: Hoje existem muitos sites gratuitos que realizam testes vocacionais. Entre eles podemos citar o teste vocacional gratuito.

Quais recursos estão disponíveis para trabalhar com os alunos

Mapas mentais – Mapas mentais ajudam a pensar em resoluções de problemas, estimulam a criatividade e a inventividade e podem ser criados para trabalhar com soluções e desafios empreendedores, como por exemplo, vamos criar um grêmio na escola? Quais caminhos de atuação? Quais funções? Quais melhorias para a comunidade escolar? Um exercício simples, que permite uma vivência de situações reais de uso.

Dica: Para enriquecer as etapas e possibilitar interação, é possível utilizar alguns softwares gratuitos.

Mind Node: programa muito simples e prático para ser utilizado ao dia a dia. Ele ajuda a visualizar melhor as ideias.

Free mind: é um software livre para criação de mapa mental, ele é simples e objetivo, disponível para usuários Windows e Linux.

Ree Plane: outro programa simples, compatível com Windows e Linux, que facilita a organização das ideias.

Coggle: software online, permite mais que uma pessoa trabalhe com o mesmo mapa mental. Não é preciso fazer download do programa, o que permite trabalhar no projeto de diferentes plataformas (como pelo celular em casa e no computador do laboratório da escola).

Debate: que tal proporcionar com os alunos um júri simulado? A partir de um problema inicial, os alunos se dividem em grupos de defesa, acusação onde cada um deve apresentar argumentos. Nesta atividade os alunos têm a oportunidade de aprofundar sobre um tema, construindo postura crítica, além, de desenvolver outras habilidades entre elas organização, argumentação, levantamento de hipóteses, exposição de ideias, colaboração e diálogo.

E você querido professor, como trabalha a educação empreendedora em sala de aula? Conte aqui nos comentários.

Um grande abraço,