Como utilizar a realidade virtual em suas aulas

Que tal inserir a realidade virtual em suas aulas?! O benefício de usar a realidade virtual nas aulas está na interação e possibilidades de aprendizagem, além da adaptação do ensino a partir das necessidades singulares dos estudantes.

Aquele aluno que possui alguma dificuldade de acompanhar o aprendizado com os demais colegas poderá sentir mais confiança a aprender através dos recursos digitais. Além de ser propulsor a aprendizagem em todas as disciplinas do currículo.

Saiba mais

A realidade virtual é uma tecnologia de interface entre um usuário e um sistema operacional, que tem o objetivo de recriar ao máximo a sensação de realidade. Ela apresenta aos nossos sentidos (paladar, tato, olfato, visão e audição) um ambiente virtual, que podemos explorar de várias formas e funciona através dos óculos VR funciona de uma maneira simples, basta baixar, pelo celular, as fotos ou os vídeos em 360º graus, que são imagens tiradas em sequência e agrupadas, permitindo essa visão. Depois, é só colocar o aparelho dentro dos óculos e vivenciar esse momento.

As imersões em ambientes virtuais propiciam a reprodução de vivências e experiências que facilitam a compreensão do currículo, tornando mais atrativo, envolvente e significativo.

Sobre a autora do post

Débora Garofalo

Débora Garofalo

Colunista

Formada em Letras e Pedagogia, pós-graduada em Língua Portuguesa pela Unicamp e mestranda em Educação pela PUC de SP. É professora de Tecnologias, trabalha com Cultura Digital, Robótica com sucata/livre, programação e animações; e implementação em tecnologias em Escolas Públicas. Vencedora na temática Especial Inovação na Educação no Prêmio Professores do Brasil e Finalista no Global Teacher Prize, considerado o Nobel da Educação.

Produzindo os seus óculos

E se o custo ainda é considerado um desafio, saiba que é possível criar óculos com a turma e usufruir dos benefícios no processo de aprendizagem.

 Google Cardboard é uma plataforma de realidade virtual desenvolvida pelo Google para usar no smartphone. A plataforma foi concebida com o propósito de gerar acessibilidade à realidade a virtual. Ela traz também a montagem e operação do visualizador, os óculos VR. O Google também fornece o modelo dos óculos Google Cardboard, então você pode imprimir este material.

Materiais Google Cardboard

  • Molde do Google Cardboard
  • Duas lentes específicas
  • Papelão
  • Ímã
  • Velcro
  • Elástico
  • Tesoura
  • Cola quente

Celular e ou smartphone com sistema operacional Android

Benefícios para levar a realidade virtual para a sala de aula

Desenvolvimento de habilidades

Simulações de realidade virtual auxiliam os alunos a aprender habilidades práticas, e um dos maiores benefícios é que os alunos podem aprender a partir de cenários realistas, emergindo em novas culturas, sem sair da sala de aula.

Colaboração

A tecnologia de realidade virtual tem o potencial de aumentar a colaboração entre professores e alunos, ao aumentar a motivação do aluno e melhoram a colaboração e a construção do conhecimento.

Viagens virtuais

Para tornar esse processo mais atrativo, o professor junto da turma pode experimentar o programa de realidade virtual, já existentes, um desses programas é o Google Expeditions. O Professor decide onde emergir. Também é possível utilizar o Google Street View 360, RYOT VR, Youtube 360, Discovery VR.

Aprendizagem baseada em jogos

A realidade virtual alterar a forma como os jogos podem ser utilizados ​​para o aprendizado. A aprendizagem baseada em jogos funciona através do aumento do engajamento e a motivação.

E você, querido(a) professor(a), já vivenciou a experiência com a realidade virtual? Conte aqui nos comentários! Compartilhe conosco suas experiências.
Um abraço,

Débora

Leave a Reply