Querido professor, você já ouviu falar em aprendizagem colaborativa? Ela é uma abordagem efetiva de tornar o aprendizado envolvente, significativo, permitindo que os estudantes atuem de forma ativa dentro do processo de ensino e aprendizagem.

Essa abordagem permite o desenvolvimento de equipes de trabalho em torno de um problema real, valorização do conhecimento prévio, compartilhamento de saberes individuais e coletivos, além da construção do respeito mútuo e da empatia, trabalhando com a liberdade de expressão, visando atingir um consenso.

Os pilares do aprendizado consistem em reunir os alunos em torno de um objetivo comum, com a mediação e parceria do professor, que conduzirá os trabalhos para que todos se esforcem e se dediquem para alcançar o aprendizado desejado e ou a mobilização de novos conhecimentos, estando alinhado a BNCC e suas competências de ensino no que tange o exercício do pensamento cientifico, crítico e criativo; cultura digital; argumentação; autoconhecimento e autocuidado; empatia e colaboração.

Nesta abordagem, todos aprendem em conjunto, oportunizando a capacidade e autonomia dos discentes. Sendo um importante modelo para romper com as estruturas tradicionais de ensino e alavancar a aprendizagem em modelos ultrapassados que já não condizem com nossa atual sociedade e nem com as demandas e expectativas dos nossos estudantes.

Sobre a autora do post

Débora Garofalo

Débora Garofalo

Colunista

Formada em Letras e Pedagogia, pós-graduada em Língua Portuguesa pela Unicamp e mestranda em Educação pela PUC de SP. É professora de Tecnologias, trabalha com Cultura Digital, Robótica com sucata/livre, programação e animações; e implementação em tecnologias em Escolas Públicas. Vencedora na temática Especial Inovação na Educação no Prêmio Professores do Brasil e Finalista no Global Teacher Prize, considerado o Nobel da Educação.

Aprendizagem colaborativa na prática

Ferramentas digitais tem sido um grande facilitador da estratégia da aprendizagem colaborativa, importante ressaltar que a propostas abordadas devem sempre vir acompanhadas de desafios e atividades que privilegiam o trabalho em grupo e a construção coletiva de saberes, onde a autonomia e a cooperativismo, devem ser amplamente estimulados.

Ferramentas digitais que auxiliam na aprendizagem colaborativa

Blogs: temos hoje opções gratuitas, como o blogspot, onde os estudantes podem postar conteúdos, comentar e divulgar, ampliando e enriquecendo debates, construções de conhecimentos e exercitando o senso comum de forma ética e reflexiva e toda a comunidade escolar pode se beneficiar deste recurso.

Chats: proporcionam tempo real, fazem uma extensão da sala de aula e proporcionam colaboração para utilização deste espaço. Importante salientar que o professor estará mediando a conversa, estando à disposição dos alunos, podendo combinar horários estabelecidos.

Um modelo de chat, pode ser o Messenger que permite interação em grupos; grupos fechados de facebook; twitter que permite a escrita em 280 caracteres; google sala de aula, que permite a construção de atividades com recursos de colaboração.

Vídeos: recursos digitais são importantes para o desenvolvimento do trabalho colaborativo, desde a construção do trabalho que se dá através da elaboração de roteiros e execução dos vídeos, que podem ser produzidos curtos, documentários e até filmes de animações como o stop motion, que é uma técnica de foto quadro a quadro.

E você querido professor, como lida com a aprendizagem colaborativa em suas aulas. Conte aqui nos comentários e ajude a fomentar práticas docentes, mais também interação e autonomia dos alunos.

Um abraço,

Débora