fbpx

Primeira Missa no Brasil

Boa tarde, amigos modernos.

Caricatura Pero Vaz de Caminha

A chegada dos portugueses às terras brasileiras aconteceu em 22 de abril de 1500. Pedro Álvares Cabral e sua frota (13 caravelas) aportaram por aqui e tiveram o primeiro contato com os índios nativos de nossas terras. A partir daí, nossa cultura começaria a ser definida pela mistura desses povos (e mais tarde com os negros e outros imigrantes).

Portugal, assim como a maioria das nações europeias do século XVI, tinha como religião oficial o Cristianismo. Dessa forma, no dia 26 de abril de 1500, cinco dias após sua chegada, os portugueses realizaram a primeira missa em terras brasileiras. O ritual foi celebrado por Frei Henrique de Coimbra e seus assistentes, em um banco de areia na praia da Coroa Vermelha, onde atualmente está localizada a cidade de Porto Seguro.

Registros históricos

Pero Vaz de Caminha foi o escrivão oficial da frota de Cabral e o responsável pelos registros históricos dos primeiros contatos entre os portugueses e os nativos. Em sua carta ao rei de Portugal, D. Manuel, Caminha conta as belezas naturais da nova terra e descreve a recepção que os navegantes portugueses receberam dos índios.

Da mesma forma, ficou a cargo de Pero Vaz de Caminha a descrição da primeira missa brasileira. Na carta, o escrivão conta que depois 47 dias navegando pelo oceano Atlântico, ao chegarem à praia da Coroa Vermelha, dois carpinteiros fizeram uma cruz e a colocaram na areia. Cerca de mil e duzentos homens, entre oficiais, marinheiros e índios, acompanharam a celebração:

Conforme descrito na carta de Caminha, os portugueses que chegaram ao Brasil acreditavam que a conversão dos índios não seria difícil. Na primeira missa celebrada, os nativos foram muito respeitosos com o culto dos homens brancos e tentaram participar, imitando-os. Aqui vale a pena lembrar que os índios, em geral, são muito ligados a rituais de adoração, o que certamente facilitou, mais tarde, o contato entre os jesuítas e os nativos.  Nos dias seguintes, os portugueses tentaram mostrar para os índios o respeito que tinham com a cruz, se ajoelharam um por um e a beijaram. Alguns índios fizeram o mesmo gesto, o que fez com que fossem considerados inocentes e fáceis de evangelizar.

 

Saiba mais

Em 1860, o pintor catarinense Victor Meirelles pintou q tela “Primeira missa no Brasil”, que serve como fonte histórica para entender o contexto da primeira missa brasileira.

O artista se preocupou com diversos fatores importantes que ajudam os alunos a entenderem melhor esse grande momento da nossa história:


Join the discussion 3 Comments

Leave a Reply