fbpx

Como surgiu a função matemática f(x)?

By 25/04/2012Dicas

Boa tarde, amigos.

Durante as nossas aulas de matemática na escola, por vezes, nos deparamos com as chamadas funções matemáticas. Mas, afinal de contas, o que é uma função? Como foi que surgiu esse conceito? É exatamente sobre esse termo conceitual que vamos falar mais hoje.

 

O conceito de função

Caricatura de Isaac Newton

Isaac Newton, caricatura

O primeiro passo é saber que o conceito de função nem sempre foi o que conhecemos. Na verdade, em comparação a outras questões matemáticas, como o sistema de numeração, por exemplo, a origem conceitual de função é bastante recente. Acredita-se que a primeira menção teria surgido a partir dos estudos do cálculo infinitesimal, por volta do século XVII.

O primeiro a citar o conceito foi o inglês Isaac Newton (1642-1727). Todavia, ele deu um nome tanto quanto confuso para as suas ideias: “fluentes” e “fluxões”. Newton também descrevia “relatia quantias”, como a variável dependente e a “genita”, como a quantidade obtida a partir de outras, utilizando as quatro operações fundamentais. De fato, o conceito apresentado por Newton era bem similar com o que usamos atualmente.

Apropriando-se das teorias de Newton, o matemático alemão Wilhelm von Leibniz (1646 – 1716), demonstrou pela primeira fez a aplicação do conceito de função, em 1673, no manuscrito, em latim, “Methodus tangentium inversa, seu de fuctionibus”. Leibniz usou o termo apenas para designar, em termos gerais, a dependência de uma curva de quantidades geométricas, como as subtangentes e subnormais. Introduziu também a terminologia de constante, variável e parâmetro.

 

De Leibniz a Johann Bernoulli

O suíço Johann Bernoulli também teve grande importância para a divulgação do conceito. Entre 1694 e 1698, Bernoulli manteve contato com Leibniz e as correspondências trocadas evidenciam a palavra “função”. Até 1716, o termo “função” ainda não havia aparecido em nenhum glossário matemático. Seria Bernoulli que o estrearia na comunidade matemática. Em 1718, o suíço publica um artigo de grande alcance, contendo a sua definição de função de certa variável, como uma quantidade que é composta de qualquer forma dessa variável e constante.

Anos mais tarde, em 1748, Leonhard Paul Euler grande matemático e físico suíço de língua alemã e aluno de Bernoulli, substituiu o termo “quantidade” por “expressão analítica” e acrescentou a notação “f(x)”, tal qual conhecemos hoje:

 

Percebemos que o nosso conceito de função foi aprimorado com o passar dos tempos e é muito importante para ajudar na determinação de vários padrões e fórmulas, sejam elas na matemática, na física, na química e na biologia.

 

Referências:
[1] Função. <http://pt.wikipedia.org/wiki/Fun%C3%A7%C3%A3o>. Acessado em: 18 de Abril de 2012.

[2] Função, um pouco de história. <http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm2000/icm28/hist.htm>. Acessado em: 18 de Abril de 2012.

 

 

Escrito por Danielle do Prado, assessora especialista de Matemática da Editora Moderna. 

 

Saiba mais

Conheça um pouco mais dos grandes matemáticos que fizeram parte da história das funções:

Selecionamos o material do canal Vestibulândia como indicação para o entendimento de Funções matemáticas:

 

 

 

Join the discussion One Comment

  • SC. disse:

    Este artigo contém uma série de equívocos, recomendo uma revisão. Quem de fato utilizou o termo função pela primeira vez, mas ainda não no sentido atual, foi Leibniz. Os fluxões de Newton podem ser considerados como primórdios da idéia e não o início dela propriamente dito. Além disso, há equívocos também em datas e trabalhos citados.

Leave a Reply