Hábitos da mente: Assumir riscos com responsabilidade

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Todos nós conhecemos pessoas que têm medo de tentar algo diferente. Às vezes, nós mesmos acabamos escolhendo a opção mais fácil por medo de errar ou de parecer  tolos, não é mesmo? Sabe o que nos falta nesses momentos? Informação!

Tentar um caminho diferente pode ser muito enriquecedor. Para isso, é importante  pesquisar sobre os resultados possíveis ou os mais prováveis de uma decisão e avaliar as suas consequências, ou seja, os seus impactos na nossa vida e na de outras pessoas.

Informar-nos sobre as possibilidades e as consequências de uma escolha reduz a chance do “inesperado” e nos deixa mais seguros e confiantes para fazer algo novo e, assim, explorar as nossas capacidades.

Hábitos da mente: assumir riscos com responsabilidade

Saiba como utilizar os Hábitos da mente na sala de aula

Clique nas imagens abaixo e confira exemplos de aplicação do hábito da mente “Pensar com flexibilidade” no Projeto Araribá Geografia (6º ano – p.259) e no Projeto Araribá Ciências (6º ano – p. 141):

  • Atividades para todas as disciplinas, a fim de desenvolver nove Hábitos da mente propostos pelo projeto.
  • Foco no trabalho com atitudes que priorizam a flexibilidade na resolução de problemas, a responsabilidade na tomada de decisões e o raciocínio criativo e inovador.
  • Orientações para o professor conduzir o trabalho com os Hábitos da mente, motivando o envolvimento dos alunos e favorecendo a aprendizagem contínua, tanto dentro quanto fora das salas de aula.
  • Canal de atendimento e relacionamento para troca de experiências com professores adotantes.
Hábitos da mente: ASSUMIR-RISCOSHábitos da mente: ASSUMIR-RISCOS
Hábitos da mente: ASSUMIR RISCOS
Hábitos da mente: ASSUMIR RISCOS

Entenda os Hábitos da Mente

Os chamados Hábitos da mente são comportamentos inteligentes que nos permitem lidar com um mundo complexo e em constante mudança. São um conjunto de disposições e atributos utilizados por pessoas capazes de resolver problemas, de tomar decisões conscientes e de pensar de forma criativa e inovadora.

Hábitos da mente: Pensar e comunicar-se com clareza

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Pensamento e comunicação são inseparáveis. Quando as ideias estão claras em nossa mente, podemos nos comunicar com clareza, ou seja, as pessoas nos entendem melhor.

Por isso, é importante empregar os termos corretos e mais adequados sobre um assunto, evitando generalizações, omissões ou distorções de informação. Também devemos reforçar o que afirmamos com explicações, comparações, analogias e dados.

A preocupação com a comunicação clara, que começa na organização do nosso pensamento, aumenta a nossa habilidade de fazer críticas tanto sobre o que lemos, vemos ou ouvimos, quanto em relação às falhas na nossa própria compreensão, e poder, assim, corrigi-las. Esse conhecimento é a base para uma ação segura e consciente.

hábitos da mente:pensar-comunicar-se-com-clareza

Saiba como utilizar os Hábitos da mente na sala de aula

Clique nas imagens abaixo e confira exemplos de aplicação do hábito da mente “Pensar e comunicar-se com clareza” no Projeto Araribá História (6º ano – p.114) e no Projeto Araribá Português (6º ano – p. 170):

  • Atividades para todas as disciplinas, a fim de desenvolver nove Hábitos da mente propostos pelo projeto.
  • Foco no trabalho com atitudes que priorizam a flexibilidade na resolução de problemas, a responsabilidade na tomada de decisões e o raciocínio criativo e inovador.
  • Orientações para o professor conduzir o trabalho com os Hábitos da mente, motivando o envolvimento dos alunos e favorecendo a aprendizagem contínua, tanto dentro quanto fora das salas de aula.
  • Canal de atendimento e relacionamento para troca de experiências com professores adotantes.
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Hábitos da mente: pensar e comunicar-se com clareza
Hábitos da mente: pensar e comunicar-se com clareza

Entenda os Hábitos da Mente

Os chamados Hábitos da mente são comportamentos inteligentes que nos permitem lidar com um mundo complexo e em constante mudança. São um conjunto de disposições e atributos utilizados por pessoas capazes de resolver problemas, de tomar decisões conscientes e de pensar de forma criativa e inovadora.

Hábitos da mente: Aplicar conhecimentos prévios

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Esta é a grande função do estudo e da aprendizagem: sermos capazes de aplicar o que sabemos fora da sala de aula. E isso não depende apenas do seu livro, da sua escola ou do seu professor; depende da sua atitude também!

Você deve buscar relacionar o que vê, lê e ouve aos conhecimentos que já tem. Todos nós aprendemos com a experiência, mas nem todos percebem isso com tanta facilidade.

Devemos usar os conhecimentos e as experiências que vamos adquirindo dentro e fora da escola como fontes de dados para apoiar as nossas ideias, para prever, entender e explicar teorias ou etapas para resolver cada novo desafio.

Hábitos da mente: aplicar conhecimentos prévios

Saiba como utilizar os Hábitos da mente na sala de aula

Clique nas imagens abaixo e confira exemplos de aplicação do hábito da mente “Aplicar conhecimentos prévios a novas situações” no Projeto Araribá Geografia (6º ano – p.98) e no Projeto Araribá Ciências (6º ano – p. 129):

  • Atividades para todas as disciplinas, a fim de desenvolver nove Hábitos da mente propostos pelo projeto.
  • Foco no trabalho com atitudes que priorizam a flexibilidade na resolução de problemas, a responsabilidade na tomada de decisões e o raciocínio criativo e inovador.
  • Orientações para o professor conduzir o trabalho com os Hábitos da mente, motivando o envolvimento dos alunos e favorecendo a aprendizagem contínua, tanto dentro quanto fora das salas de aula.
  • Canal de atendimento e relacionamento para troca de experiências com professores adotantes.
Hábitos da mente: APLICAR-CONHECIMENTOS-PRÉVIOSHábitos da mente: Pensar com flexibilidade
Hábitos da mente: APLICAR-CONHECIMENTOS-PRÉVIOS
Hábitos da mente: APLICAR-CONHECIMENTOS-PRÉVIOS

Entenda os Hábitos da Mente

Os chamados Hábitos da mente são comportamentos inteligentes que nos permitem lidar com um mundo complexo e em constante mudança. São um conjunto de disposições e atributos utilizados por pessoas capazes de resolver problemas, de tomar decisões conscientes e de pensar de forma criativa e inovadora.

Hábitos da mente: Esforçar-se por exatidão e precisão

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Para que o nosso trabalho seja respeitado, é importante demonstrar compromisso com a qualidade do que fazemos. Isso significa conhecer os pontos que devemos seguir, coletar os dados necessários para oferecer a informação correta, revisar o que fazemos e cuidar da aparência do que apresentamos.

Não basta responder corretamente; é preciso comunicar essa resposta de forma que quem vai receber e até avaliar o nosso trabalho não apenas seja capaz de entendê-lo, mas, também, que se sinta interessado em saber o que temos a dizer.

Quanto mais estudamos um tema e nos dedicamos a superar as nossas capacidades, mais dominamos o assunto e, consequentemente, mais seguros nos sentimos em relação ao que produzimos.

Hábitos da mente: esforçar-se por exatidão e precisão

Saiba como utilizar os Hábitos da mente na sala de aula

Clique nas imagens abaixo e confira exemplos de aplicação do hábito da mente “Esforçar-se por exatidão e precisão” no Projeto Araribá Português (6º ano – p. 152) e no Projeto Araribá Matemática (6º ano – p. 244):

  • Atividades para todas as disciplinas, a fim de desenvolver nove Hábitos da mente propostos pelo projeto.
  • Foco no trabalho com atitudes que priorizam a flexibilidade na resolução de problemas, a responsabilidade na tomada de decisões e o raciocínio criativo e inovador.
  • Orientações para o professor conduzir o trabalho com os Hábitos da mente, motivando o envolvimento dos alunos e favorecendo a aprendizagem contínua, tanto dentro quanto fora das salas de aula.
  • Canal de atendimento e relacionamento para troca de experiências com professores adotantes.
Hábitos da mente - Esforçar-se por exatidão e precisãoHábitos da mente - Esforçar-se por exatidão e precisão
Hábitos da mente: ESFORCAR-SE POR EXATIDÃO
Hábitos da mente: ESFORCAR-SE POR EXATIDÃO

Entenda os Hábitos da Mente

Os chamados Hábitos da mente são comportamentos inteligentes que nos permitem lidar com um mundo complexo e em constante mudança. São um conjunto de disposições e atributos utilizados por pessoas capazes de resolver problemas, de tomar decisões conscientes e de pensar de forma criativa e inovadora.

Hábitos da mente: Pensar com flexibilidade

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Você conhece alguém que tem dificuldade de considerar diferentes pontos de vista? Ou alguém que acha que a própria forma de pensar é a melhor ou a única que existe? Essas pessoas têm dificuldade de pensar de maneira flexível, de se adaptar a novas situações e de aprender com os outros.

Quanto maior for a sua capacidade de ajustar o seu pensamento e mudar de opinião à medida que recebe uma nova informação, mais facilidade você terá para lidar com situações inesperadas ou problemas que poderiam ser, de outra forma, difíceis de resolver.

Pensadores flexíveis têm a capacidade de enxergar o todo, ou seja, têm uma visão ampla da situação e, por isso, não precisam ter todas as informações para entender ou solucionar uma questão. Pessoas que pensam com flexibilidade conhecem muitas formas diferentes de resolver problemas.

Hábitos da mente: Pensar com flexibilidade

Saiba como utilizar os Hábitos da mente na sala de aula

Clique nas imagens abaixo e confira exemplos de aplicação do hábito da mente “Pensar com flexibilidade” no Projeto Araribá Geografia (6º ano – p.259) e no Projeto Araribá Ciências (6º ano – p. 141):

  • Atividades para todas as disciplinas, a fim de desenvolver nove Hábitos da mente propostos pelo projeto.
  • Foco no trabalho com atitudes que priorizam a flexibilidade na resolução de problemas, a responsabilidade na tomada de decisões e o raciocínio criativo e inovador.
  • Orientações para o professor conduzir o trabalho com os Hábitos da mente, motivando o envolvimento dos alunos e favorecendo a aprendizagem contínua, tanto dentro quanto fora das salas de aula.
  • Canal de atendimento e relacionamento para troca de experiências com professores adotantes.
Hábitos da mente: Pensar com flexibilidadeHábitos da mente: Pensar com flexibilidade
Habitos da mente - Pensar com flexibilidade
Hábitos da mente: Pensar com flexbilidade

Entenda os Hábitos da Mente

Os chamados Hábitos da mente são comportamentos inteligentes que nos permitem lidar com um mundo complexo e em constante mudança. São um conjunto de disposições e atributos utilizados por pessoas capazes de resolver problemas, de tomar decisões conscientes e de pensar de forma criativa e inovadora.

Hábitos da mente: Escutar os outros com atenção e empatia

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Você já percebeu o quanto pode aprender quando presta atenção ao que uma pessoa diz? Às vezes recebemos importantes dicas para resolver alguma questão. Outras vezes, temos grandes ideias quando ouvimos alguém ou notamos uma atitude ou um aspecto do seu comportamento que não teríamos percebido se não estivéssemos atentos.

Escutar os outros com atenção significa manter-nos atentos ao que a pessoa está falando, sem estar apenas esperando que pare de falar para que possamos dar a nossa opinião. E empatia significa perceber o outro, colocar-se no seu lugar, procurando entender de verdade o que está sentindo ou por que pensa de determinada maneira.

Podemos aprender muito quando realmente escutamos uma pessoa. Além do mais, para nos relacionar bem com os outros — e sabemos o quanto isso é importante —, precisamos prestar atenção aos seus sentimentos e às suas opiniões, como gostamos que façam conosco.

Hábitos da mente - ESCUTAR-OS-OUTROS

Saiba como utilizar os Hábitos da mente na sala de aula

Clique nas imagens abaixo e confira exemplos de aplicação do hábito da mente “Escutar os outros com atenção e empatia” no Projeto Araribá Português (6º ano – p.12 / p.73):

  • Atividades para todas as disciplinas, a fim de desenvolver nove Hábitos da mente propostos pelo projeto.
  • Foco no trabalho com atitudes que priorizam a flexibilidade na resolução de problemas, a responsabilidade na tomada de decisões e o raciocínio criativo e inovador.
  • Orientações para o professor conduzir o trabalho com os Hábitos da mente, motivando o envolvimento dos alunos e favorecendo a aprendizagem contínua, tanto dentro quanto fora das salas de aula.
  • Canal de atendimento e relacionamento para troca de experiências com professores adotantes.
Hábitos da mente - ESCUTAR-OS-OUTROS
Hábitos da mente - Escutar os outros

Entenda os Hábitos da Mente

Os chamados Hábitos da mente são comportamentos inteligentes que nos permitem lidar com um mundo complexo e em constante mudança. São um conjunto de disposições e atributos utilizados por pessoas capazes de resolver problemas, de tomar decisões conscientes e de pensar de forma criativa e inovadora.

Hábitos da mente: Controlar a impulsividade

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Quando nos fazem uma pergunta ou colocam um problema para resolver, é comum darmos a primeira resposta que vem à cabeça. Comum, mas imprudente.

Para diminuir a chance de erros e de frustrações, antes de agir devemos considerar as alternativas e as consequências das diferentes formas de chegar à resposta. Devemos coletar informações, refletir sobre a resposta que queremos dar, entender bem as indicações de uma atividade e ouvir pontos de vista diferentes dos nossos.

Essas atitudes também nos ajudarão a controlar aquele impulso de desistir ou de fazer qualquer outra coisa para não termos que resolver o problema naquele momento. Controlar a impulsividade nos permite formar uma ideia do todo antes de começar, diminuindo os resultados inesperados ao longo do caminho.

Hábitos da mente - Controlar a impulsividade

Saiba como utilizar os Hábitos da mente na sala de aula

Clique nas imagens abaixo e confira exemplos de aplicação do hábito da mente “Controlar a impulsividade” no Projeto Araribá Geografia (6º ano -p.259) e no Projeto Araribá Matemática (6º ano – p. 86):

  • Atividades para todas as disciplinas, a fim de desenvolver nove Hábitos da mente propostos pelo projeto.
  • Foco no trabalho com atitudes que priorizam a flexibilidade na resolução de problemas, a responsabilidade na tomada de decisões e o raciocínio criativo e inovador.
  • Orientações para o professor conduzir o trabalho com os Hábitos da mente, motivando o envolvimento dos alunos e favorecendo a aprendizagem contínua, tanto dentro quanto fora das salas de aula.
  • Canal de atendimento e relacionamento para troca de experiências com professores adotantes.
Hábitos da mente - Controlar a impulsividadeHábitos da mente - Controlar a impulsividade
Hábitos da mente - Controlar a impulsividade
Hábitos da mente - Controlar a impulsividade

Entenda os Hábitos da Mente

Os chamados Hábitos da mente são comportamentos inteligentes que nos permitem lidar com um mundo complexo e em constante mudança. São um conjunto de disposições e atributos utilizados por pessoas capazes de resolver problemas, de tomar decisões conscientes e de pensar de forma criativa e inovadora.

Hábitos da mente na sala de aula: Persistir

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Muitas pessoas confundem persistência com insistência, que significa ficar tentando e tentando e tentando, sem desistir. Mas a persistência não é isso! Persistir significa buscar estratégias diferentes para conquistar um objetivo.

Antes de desistir por achar que não consegue completar uma tarefa, que tal tentar uma alternativa diferente?

Algumas pessoas acham que atletas, estudantes e profissionais bem-sucedidos nasceram com um talento natural ou com a habilidade necessária para vencer. Ora, ninguém nasce um craque no futebol ou fazendo cálculos ou sabendo tomar todas as decisões certas. O sucesso muitas vezes só vem depois de muitos erros e muitas derrotas. A maioria dos casos de sucesso é resultado de foco e esforço.

Se uma forma não funcionar, busque outro caminho. Você vai perceber que desenvolver estratégias diferentes para resolver um desafio vai ajudá-lo a atingir os seus objetivos.

Hábitos da mente - Persistir

Saiba como utilizar os Hábitos da mente na sala de aula

Clique nas imagens abaixo e confira exemplos de aplicação do hábito da mente “Persistir” no Projeto Araribá Ciências (6º ano -p.145) e no Projeto Araribá História (6ºano – p. 174):

  • Atividades para todas as disciplinas, a fim de desenvolver nove Hábitos da mente propostos pelo projeto.
  • Foco no trabalho com atitudes que priorizam a flexibilidade na resolução de problemas, a responsabilidade na tomada de decisões e o raciocínio criativo e inovador.
  • Orientações para o professor conduzir o trabalho com os Hábitos da mente, motivando o envolvimento dos alunos e favorecendo a aprendizagem contínua, tanto dentro quanto fora das salas de aula.
  • Canal de atendimento e relacionamento para troca de experiências com professores adotantes.
Hábitos da mente - Persistir
PERSISTIR - Araribá História
PERSISTIR - Araribá CIência 144-145

Entenda os Hábitos da Mente

Os chamados Hábitos da mente são comportamentos inteligentes que nos permitem lidar com um mundo complexo e em constante mudança. São um conjunto de disposições e atributos utilizados por pessoas capazes de resolver problemas, de tomar decisões conscientes e de pensar de forma criativa e inovadora.

Hábitos da mente: Que competências os jovens precisam aprender?

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Há anos participamos de discussões sobre caminhos que possam melhorar a qualidade da educação no Brasil, sempre buscando soluções que acreditamos ser as mais adequadas para ajudar a garantir o sucesso e a felicidade dos alunos na escola e na vida. Mas afinal de contas, quais são as competências os jovens precisam aprender para atuar na sociedade atual e se preparar para as profissões do futuro? Venha conhecer os hábitos da mente!

Um dos focos das discussões atuais são as competências socioemocionais, conceito que vem ganhando notoriedade por desenvolver atitudes essenciais para a autonomia e o protagonismo destas gerações de nativos digitais.

Neste mundo conectado e em constante transformação, muito se fala sobre reformular a estrutura da sala de aula e a dinâmica do processo de ensino-aprendizado, ficando em segundo plano a reflexão sobre a formação social e a consolidação das identidades.

Os inúmeros desafios que os jovens podem enfrentar dentro e fora da escola exigem que haja condições para o desenvolvimento das competências apropriadas para o seu êxito acadêmico e profissional. Dentre elas, estão a competência leitora e o raciocínio lógico-matemático, já reconhecidos pelo sistema educativo e essenciais para o sucesso em exames internacionais.

No entanto, algumas competências não são adequadamente registradas por testes de desempenho e não estão contempladas na maior parte do currículo das escolas, embora sejam igualmente relevantes para o completo desenvolvimento do ser humano.

Pesquisas recentes, realizadas por economistas, psicólogos e educadores, demonstram que competências socioemocionais como persistência, tomada de decisões conscientes, pensamento crítico, cooperação e capacidade de resolução de problemas impactam positivamente o desempenho dos estudantes dentro e fora da escola. Por isso, são tão importantes quanto as habilidades cognitivas tradicionalmente desenvolvidas no ambiente escolar.

“Com o acesso abundante ao conteúdo, o que a pessoa precisa é saber escolher, separar fatos de opiniões, saber navegar em meio a muitas informações não filtradas. Daí a importância do pensamento crítico. E a resiliência tem a ver com um mundo menos previsível. Se não sei que profissões existirão, preciso me adaptar.”
− Denis Mizne, diretor-executivo da Fundação Lemann

É consenso entre os educadores que estudantes mais organizados, focados e confiantes conseguem aprender mais e continuamente. Ao mesmo tempo, alunos persistentes e resilientes tendem a se comprometer mais com os objetivos de longo prazo e a lidar melhor com frustrações e conflitos.

O desenvolvimento multidimensional dos alunos, propiciado por essa abordagem socioemocional, já é reconhecido pelas escolas. Hoje se entende que o aprendizado envolve o domínio de competências que não são diretamente cognitivas. Entretanto, embora haja esse reconhecimento inclusive por parte dos pais, pouco esforço tem sido dedicado ao seu desenvolvimento intencional, bem como à avaliação da efetividade das intervenções para promovê-lo.

A principal causa dessa limitação está ligada à falta de conhecimentos e de recursos relacionados aos modos pelos quais essas competências podem ser desenvolvidas e avaliadas em diferentes contextos de aprendizagem.

NOVAS PERSPECTIVAS EM SALA DE AULA

Comprometida com o desafio de oferecer informação e recursos para o desenvolvimento pleno dos nossos jovens, destacamos nove atitudes para trabalharmos as ferramentas cognitivas necessárias ao seu desenvolvimento, tanto como estudantes quanto como cidadãos conscientes, preparados e seguros. Elas são apresentadas a seguir, no infográfico “Nossos alunos e as competências do século XXI“. (Clique na imagem para ampliar)

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Este trabalho partiu do estudo dos educadores norte-americanos Arthur L. Costa e Bena Kallick, a partir de pesquisas em desenvolvimento humano aliadas a suas experiências com alunos e equipes escolares. Desde a apresentação do resultado, os autores vêm contando com a colaboração de um grande número de professores nos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália para ampliação do tema.

Seus estudos demonstram que as competências socioemocionais, ao serem trabalhadas de maneira sistemática com crianças e jovens, vão sendo interiorizadas por eles até serem empregadas de forma habitual. Esses comportamentos rotineiros, ou hábitos, são disposições que partem da consciência e do intelecto, daí o nome Hábitos da mente.

Assim, mais do que competências para trabalhar no século XXI, os Hábitos da mente são disposições que favorecem as relações humanas e a tomada de decisões responsáveis; ações que pessoas conscientes apresentam ao lidar com problemas ou situações incertas em qualquer esfera da vida: em casa, na escola, nas atividades esportivas, em instituições acadêmicas, governamentais ou em corporações.

EXPERIÊNCIAS NA PRÁTICA

O relatório “Educação: um tesouro a descobrir”, realizado para a UNESCO pela Comissão Internacional sobre Educação do Século XXI, coordenada por Jacques Delors, é um dos documentos que representam a mudança de discurso educacional em resposta aos desafios atuais, e sugere um sistema de ensino fundado em quatro pilares:

Aprender a conhecer, para compreender o mundo.
Aprender a fazer, para melhor atuar no mundo.
Aprender a conviver, para saber participar e a cooperar.
Aprender a ser, que integra as três aprendizagens anteriores.

EXERCITE OS HÁBITOS DA MENTE NO DIA A DIA

Confira algumas dicas de atividades para desenvolver competências socioemocionais dentro dos currículos das diferentes áreas do conhecimento:

Dica 1

Debater sobre o cotidiano da cidade e estabelecer relações com os conteúdos abordados.

Dica 2

Valorizar não só as respostas orais mais rápidas, mas também as contribuições daqueles que pararam para refletir antes de oferecer uma resposta

Dica 3

Explorar simuladores, objetos digitais interativos e outros recursos multimídia

Dica 4

Organizar projetos interdisciplinares de forma colaborativa com os alunos.

Dica 5

Inserir jogos educacionais e cooperativos na programação de aulas.

Dica 6

Estimular a criatividade e a originalidade ao longo das atividades, colocando a teoria em prática

Dica 7

Estruturar atividades coletivas com grupos heterogêneos, despertando a necessidade de escutar os outros, resolver conflitos e pensar com flexibilidade.

Dica 8

Analisar periódicos para valorizar o estudo de atualidades e desenvolver a clareza na exposição das ideias.

Dica 9

Estimular os alunos a questionar e a desenvolver estratégias próprias para resolução de questões pessoais ou relacionadas às disciplinas.

Dica 10

Incentivar a continuidade do estudo para além do ambiente escolar, para estabelecer conexões com os conteúdos já estudados e em novos contextos.

Dica 11

Perseverar para atingir seus objetivos acadêmicos, pessoais e profissionais.

Dica 12

Estruturar momentos de pesquisa bibliográfica, de campo e documental.

Dica 13

Aceitar o erro como parte do processo de descoberta, em vez de valorizar somente a resposta correta

Dica 14

Incentivar a exposição dos conhecimentos prévios dos alunos, a fim de formalizá-los e transformar as informações do cotidiano em conhecimento e em prática

Dica 15

Despertar momentos de humor e descontração a fim de criar uma perspectiva positiva para o andamento das aulas

Dica 16

Sistematizar momentos de aprendizagem que despertem os diferentes sentidos: gustativo, olfativo, tátil, cinestésico, auditivo e visual.

HÁBITOS DA MENTE NA ESCOLA: PROJETO ARARIBÁ

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Hábitos da Mente: Projeto Araribá