Como a BNCC prevê o uso das tecnologias na sua disciplina?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) já está em vigor, para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Muitos Estados e Municípios estão debruçados no documento para produzir o currículo de acordo com peculiaridades e realidade de cada região e o mesmo está ocorrendo com materiais pedagógicos, como, por exemplo, o livro didático que está em processo de construção e alteração para se adaptar a BNCC.

Nas salas de aulas ainda é um momento de dúvidas, angústias e controvérsias, algo natural se considerarmos a complexidade do documento e a influência que terá nas políticas públicas. Mas eis que surge uma pergunta importante: e as tecnologias? Como estão sendo tratadas na Base?

PAPEL DAS TECNOLOGIAS NA BNCC

O documento encara a Tecnologia como uma competência que deve atravessar todo o currículo de uma escola.

Importante salientar que a tecnologia não é um objeto de estudo e deve ser encarada como uma estratégia de ensino, em que a proposta é trabalhar como uma intervenção social que contextualize o uso da tecnologia ao conteúdo aplicado, desenvolvendo essa que é uma das dez competências gerais citadas pelo documento. Um caminho é a mudança de foco, como por exemplo, quando ensinamos programação, estamos vivenciando o processo de aprendizagem, trabalhando com o desenvolvimento de habilidades como o raciocínio lógico, a matemática e não o resultado final.

Apesar de estar presente em todas as etapas de ensino, esse é um assunto que ainda gera polêmica. Aliás, muitos educadores que possuo contato se manifestaram enumerando dificuldades de utilizar ferramentas digitais em suas aulas.

Compartilho desses desafios, uma vez que enfrento todos os dias a falta de infraestrutura e os problemas com conectividade. Acredito que este é o maior entrave, levando em consideração que serão necessários investimentos em todas as unidades escolares para alinhar as áreas do conhecimento à era digital.

COMO A BNCC PREVÊ A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS?

tecnologias digitais na bncc

A BNCC reconhece os benefícios que a cultura digital tem promovido nas esferas sociais. O avanço tecnológico e a multiplicação de celulares, smartphones e computadores estão diretamente ligados ao hábito de consumo dos jovens. Diante dessas interações multimidiáticas e multimodais, a proposta da Base é trabalhar com uma intervenção social que contextualize o uso da tecnologia ao currículo aplicado, desenvolvendo essa que é uma das dez competências gerais citadas pelo documento.

Confira alguns trechos da versão atual que defendem essa prática:

Competência geral da Educação Básica

“Utilizar tecnologias digitais de comunicação e informação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas do cotidiano (incluindo as escolares) ao comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas. ”

Competência de Matemática

“Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais, de outras áreas do conhecimento, validando estratégias e resultados.”

Competência de Língua Portuguesa

“Compreender e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares), para se comunicar por meio das diferentes linguagens e mídias, produzir conhecimentos, resolver problemas e desenvolver projetos autorais e coletivos.”

Competência de Ciências

“Utilizar diferentes linguagens e tecnologias digitais de informação e comunicação para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas das Ciências da Natureza de forma crítica, significativa, reflexiva e ética”.

Competência de Língua Inglesa

“Utilizar novas tecnologias, com novas linguagens e modos de interação, para pesquisar, selecionar, compartilhar, posicionar-se e produzir sentidos em práticas de letramento na língua inglesa, de forma ética, crítica e responsável.”

Competência de Arte

“Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.”

Sugestões de uso

O campo para se trabalhar com as tecnologias é vasto, possibilitando o seu uso através de inúmeras ferramentas, abaixo apresento algumas sugestões de softwares livres e gratuitos.

Matemática

Ardublock / Scratch

Softwares gratuitos de linguagem de programação que utiliza blocos de funções prontas, auxiliando ensinar programação de formas simples e intuitiva.

Língua Portuguesa

Editor de histórias, que possui um banco de imagens com os diversos componentes para a construção de histórias em quadrinhos, como cenário, personagens e vários recursos de edição para essas imagens.

Ciências

Ciência Mão

Software desenvolvido e disponibilizado em mídia digital com a finalidade específica de aprendizagem de um determinado conteúdo, abrigando simulações, textos, jogos ou outros materiais em um conjunto consistente.

Língua Inglesa

Wondershare Quiz Creator

Software de produção de questionários com opção de inclusão de arquivos flash e pesquisas com objetos multimídia.

ProProfs

Aplicativo de produção de questionários, testes e exames online, com cores e imagens.

Arte

Edutopia

A plataforma reúne ferramentas e recursos como dicas, conferências, vídeos, depoimentos, grupos e blog por áreas temáticas, organizado por temas como Artes, Música, dança, entre outros.

GIMP

Um software de edição e criação de imagens e possui uma série de ferramentas e recursos, como pincéis e efeitos para fotografias.

Sobre a autora do post

Débora Garofalo

Débora Garofalo

Colunista

Formada em Letras e Pedagogia, pós-graduada em Língua Portuguesa pela Unicamp e mestranda em Educação pela PUC de SP. É professora de Tecnologias, trabalha com Cultura Digital, Robótica com sucata/livre, programação e animações; e implementação em tecnologias em Escolas Públicas.

ModernAmigos

A Moderna disponibiliza recursos pedagógicos abertos para todos os professores em uma plataforma gratuita. No ModernAmigos, você encontra materiais que contemplam cada fase do trabalho em sala de aula, integrando interação, colaboração, em um ambiente interativo.

modernamigos

Ainda não sabemos se os gestores públicos conseguirão garantir os recursos necessários e formação docente para a aplicação dessas premissas. O que temos de concreto é a certeza de que esse pode ser um grande propulsor de inovação, criatividade e inventividade por meio da experimentação.

Agora quero saber de você querido professor. Qual é a sua opinião sobre essa relação entre currículo e tecnologias? Compartilhe conosco aqui nos comentários.

Um abraço e até a próxima!

Débora