SEUS ALUNOS ESTÃO PREPARADOS PARA O ENEM?

O Enem está chegando e milhões de estudantes já se preparam para o grande exame que acontecerá em todo o território brasileiro. Utilizado para o ingresso em várias instituições públicas de ensino, o exame também é critério de seleção para a obtenção de bolsas e financiamentos em instituições privadas. A prova do Enem é pré-requisito para a participação no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade Para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Em 2017, com quase 7 milhões de inscritos, o exame será feito em 2 domingos seguidos: 5 e 12 de novembro. Os estudantes deverão chegar com 30 minutos de antecedência. É importante ficar atento ao horário de verão, pois o início das provas será referente ao horário de Brasília. No infográfico abaixo, é possível entender com detalhes o horário de fechamento dos portões de acordo com a região onde será aplicada a prova.

As provas serão divididas da seguinte forma:

  • 5 de novembro – 45 questões de Linguagens, 45 questões de Ciências Humanas e a redação do Enem 2017. A prova terá cinco horas e meia de duração, encerrando às 19h.
  • 12 de novembro – 45 questões de Ciências da Natureza e 45 questões de Matemática. Neste dia, a prova se encerra às 18h, com quatro horas e meia de duração.

Os inscritos já podem acessar o seu local de prova no site do Inep. Conhecer o local com antecedência ajuda a evitar imprevistos no dia do exame. A liberação do gabarito do Enem 2017 será no dia 16 de novembro, 4 dias após as últimas provas. O resultado está previsto para a partir de 19 de janeiro, ainda sem confirmação oficial segundo o site do Inep.

REDAÇÃO: O BICHO DE 5 CABEÇAS

Muitos participantes do Enem estudam para a redação tanto, ou mais, quanto para qualquer outra área do conhecimento, afinal, ela tem grande peso no resultado final do exame.

No Enem, cada redação é avaliada por dois corretores entre os mais de 4 mil contratados para isso. Os avaliadores atribuem uma nota de 0 a 200 pontos em cada uma das cinco competências abaixo:

E, sim, a redação pode ser zerada ou anulada. Segundo o Edital do Enem, existem sete situações em que isso pode acontecer:

1) Fuga total ao tema
2) Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa
3) Texto com até 7 linhas
4) Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação ou parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto
5) Desrespeito aos direitos humanos
6) Redação em branco, mesmo com texto em rascunho
7) Cópia do texto motivador

ACERTE NA DISSERTAÇÃO

O candidato deve estar atento ao que será exigido na redação, e não àquilo que considera como importante. Clareza e objetividade são essenciais, respeitando a lógica do texto com coesão e coerência. O texto argumentativo deve demonstrar que o estudante compreende o assunto, mas com cuidado para não fazer afirmações falsas. Erros ortográficos e de concordância também não passarão despercebidos na correção da prova.

Por ser facultativo, o título não influencia na correção final. É importante perceber que, quando se opta por colocá-lo, o candidato perde uma linha da folha de redação. Se a escolha for pelo título, importante deixá-lo por último para não limitar o texto.

Para este ano, os professores apostam em alguns temas bem relevantes e atuais. Vale a pena aproveitar essas últimas semanas para uma revisão final sobre os últimos acontecimentos sobre eles:

  1. Crimes virtuais e a infância
  2. Transgêneros, homofobia e a cura gay
  3. Lixo e meio ambiente
  4. Poder do trabalho
  5. A nova constituição familiar no Brasil
  6. Movimentações artísticas nas ruas

É muito importante o cuidado para que o tema não desperte uma visão pessoal, fazendo com que o texto desrespeite os Direitos Humanos e o faça com que o candidato perca pontos ou, até mesmo, a nota da redação.

Para ajudar os alunos, a Editora Moderna possui vários simulados e cadernos digitais específicos para o Enem, com questões de acordo com a interdisciplinaridade trabalhada no exame. No portal ModernAmigos o professor tem acesso a simulados gratuitos. Este recurso permite que ele trabalhe seus alunos com materiais exclusivos e questões. Assim, seu aluno pode se preparar e tirar aquela dúvida importante nos momentos finais de estudo.

Acesse: moderna.com.br/modernamigos

Join the discussion One Comment

Leave a Reply