58º Prêmio Jabuti: Moderna é finalista em 2 categorias

By 25/10/2016Geral

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) divulgou os livros finalistas do 58º Prêmio Jabuti na última sexta-feira. O maior prêmio de literatura do Brasil elege livros e autores de destaque em 27 categorias. A premiação final acontece no dia 24 de novembro, no Auditório Ibirapuera.

Nós da Editora Moderna estamos orgulhosos de ter 7 livros entre os finalistas nas categorias Juvenil e Didático e Paradidático. Parabenizamos nossa equipe editorial e os autores que dedicam sua sabedoria para escrever histórias e conteúdos que façam a diferença na vida das pessoas.

O destaque na categoria Didáticos e Paradidáticos mostra a nossa dedicação e respeito ao trabalho dos educadores, além da nossa preocupação em produzir conteúdos relevantes, oferecer recursos diferenciados e dar todo o suporte para que as aulas sejam sempre atualizadas e conectadas com as necessidades do professor e do mundo.

Já estamos na torcida por mais uma conquista =)

Conheça as obras finalistas

CATEGORIA DIDÁTICO E PARADIDÁTICO

CONVIVENDO EM GRUPO: ALMANAQUE DE SOBREVIVÊNCIA EM SOCIEDADE

Autora: Leusa Araújo
Edição: 1ª Edição
Faixa etária: A partir de 11 anos
Número de páginas: 80
Sinopse: Já somos mais de sete bilhões de seres humanos no planeta. Agora “globalizados”, ficou mais fácil encontrar pessoas e se relacionar com elas? Parece que não. Com toda a tecnologia disponível e os imensos progressos da ciência, conviver em sociedade e respeitar as diferenças individuais ainda parece ser um dos maiores desafios da humanidade. É das “dores e delícias” da convivência em grupo que fala a autora. Com muito humor e reflexões que mexem com nossas convicções, ela pergunta: “O que é que está faltando para se viver melhor em grupo?”. E nos oferece caminhos e questões que servirão para rever nosso modo de ser e agir, transformando o nosso entorno num lugar melhor para se viver. Está mais do que na hora de colocarmos em pauta “uma nova cidadania”, como propõe este livro. E podemos principiar com a regra básica e fundamental de convivência: colocar-se no lugar do outro.

KIESE: HISTÓRIA DE UM AFRICANO NO BRASIL

Autor: Ricardo Dreguer
Edição: 1ª Edição
Faixa etária: A partir de 9 anos
Número de páginas: 52
Sinopse: O livro narra a trajetória de Kiese, um menino que foi capturado ainda na infância em sua aldeia, na África, e trazido para o Brasil para ser escravizado. É também a história de muitos africanos que foram tirados de seu território, separados de seus familiares e amigos e trazidos para o Brasil ao longo do tempo que durou o regime escravista em nosso país. A história de Kiese é a história de um brasileiro que lutou para conquistar um lugar para ser feliz com sua família, seus amigos e sua gente. Sua história se confunde com a própria formação do Brasil.

PROJETO ARARIBÁ PLUS ARTE

Autores: Obra colaborativa da Editora Moderna
Edição: 1ª Edição
Faixa etária: A partir de 10 anos
Sinopse: O Araribá Plus Arte é um livro didático que conta com elementos de diferentes campos da expressão artística para que o aluno utilize a arte como linguagem individual e coletiva, desenvolvendo o respeito à diversidade, à produção dos colegas e à multiplicidade cultural do mundo.

SETE JANELINHAS: MEUS PRIMEIROS SETE QUADROS

Autoras: Carla Caruso e May Shuravel
Edição: 1ª Edição
Faixa etária: A partir de 8 anos
Número de páginas: 40
Sinopse: Em Sete janelinhas: meus primeiros sete quadros, o pequeno leitor se depara com pinturas de importantes artistas brasileiros, poemas, ilustrações e informações num diálogo rico e criativo entre linguagens. As janelinhas conduzem e brincam com o olhar de quem se aventura a descobrir a beleza dos sete quadros apresentados. Vamos espiar?

SOLTANDO O SOM

Autores: Carolina Michelini e Michele Iacocca
Edição: 1ª Edição
Faixa etária: A partir de 8 anos
Número de páginas: 48
Sinopse: Jana e Dudu estão brincando e começam a perceber quantos sons diferentes eles produzem. E quantos outros barulhos, ruídos, músicas os rodeiam! Não só na cidade, em meio a buzinas e sirenes, mas também no campo, na praia, nas montanhas, de dia, à noite… Sons da natureza, sons humanos, sons que despertam a alegria, ou o medo, a saudade, a vontade de dançar etc. Os dois amigos vão nos mostrar como o som está presente o tempo todo na nossa vida, como tudo na natureza “canta” ou “toca”. Fazendo experiências com assobios, extraindo sons do próprio corpo, experimentando timbres e alturas de voz, eles vão descobrindo e nos contando os mistérios da música. Ajudados pelo tio Mozartino, aprendem as diferenças entre os instrumentos musicais e passeiam pela História da Música, entendendo como a linguagem musical se modificou. O tio lhes fala dos compositores famosos, da diversidade de composições e conta-lhes lendas e casos pitorescos sobre a música no mundo. Jana e Dudu ficam tão apaixonados pelo que ouvem, que se entusiasmam e começam a compor suas próprias e divertidas canções!

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL: UMA QUESTÃO DE CONSCIÊNCIA

Autores: Denise Maria Elisabeth Formaggia, Luiz Roberto Magossi, Paulo Henrique Bonacella
Edição: 1ª edição
Faixa etária: A partir de 15 anos
Número de páginas: 112
Sinopse: Você sabia que para vivermos de modo sustentável (segundo os padrões de consumo da América do Norte e parte da Europa), a população do planeta não poderia ter ultrapassado 2 milhões de habitantes? Somos hoje 7,3 bilhões! Se mantivermos os números atuais de crescimento da economia e da população mundial, até 2030 necessitaremos de um segundo planeta Terra para viver… Por isso nunca se falou tanto sobre sustentabilidade como nos dias atuais. O ser humano está começando a constatar que ele próprio coloca em risco sua sobrevivência no planeta. Neste livro, os autores convidam o leitor para um passeio pela linha do tempo da história da humanidade e explicitam o porquê de necessitarmos mudar, urgentemente, conceitos e hábitos de vida que até hoje não questionamos, ou simplesmente ignoramos.

CATEGORIA JUVENIL

CASTELO DE AREIA

Autor: Menalton Braff
Edição: 1ª Edição
Faixa etária: A partir de 13 anos
Número de páginas: 104
Sinopse: Neste livro, Menalton Braff encontra espaço para discutir com muita delicadeza e respeito a questão da homossexualidade na adolescência. Com personagens cativantes, marcadas principalmente pela sinceridade com que lidam com os sentimentos, a obra levanta reflexões extremamente contundentes acerca do respeito pelas diferenças.