Hábitos da mente: Assumir riscos com responsabilidade

Todos nós conhecemos pessoas que têm medo de tentar algo diferente. Às vezes, nós mesmos acabamos escolhendo a opção mais fácil por medo de errar ou de parecer  tolos, não é mesmo? Sabe o que nos falta nesses momentos? Informação!

Tentar um caminho diferente pode ser muito enriquecedor. Para isso, é importante  pesquisar sobre os resultados possíveis ou os mais prováveis de uma decisão e avaliar as suas consequências, ou seja, os seus impactos na nossa vida e na de outras pessoas.

Informar-nos sobre as possibilidades e as consequências de uma escolha reduz a chance do “inesperado” e nos deixa mais seguros e confiantes para fazer algo novo e, assim, explorar as nossas capacidades.

Hábitos da mente: assumir riscos com responsabilidade

Saiba como utilizar os Hábitos da mente na sala de aula

Clique nas imagens abaixo e confira exemplos de aplicação do hábito da mente “Pensar com flexibilidade” no Projeto Araribá Geografia (6º ano – p.259) e no Projeto Araribá Ciências (6º ano – p. 141):

  • Atividades para todas as disciplinas, a fim de desenvolver nove Hábitos da mente propostos pelo projeto.
  • Foco no trabalho com atitudes que priorizam a flexibilidade na resolução de problemas, a responsabilidade na tomada de decisões e o raciocínio criativo e inovador.
  • Orientações para o professor conduzir o trabalho com os Hábitos da mente, motivando o envolvimento dos alunos e favorecendo a aprendizagem contínua, tanto dentro quanto fora das salas de aula.
  • Canal de atendimento e relacionamento para troca de experiências com professores adotantes.
Hábitos da mente: ASSUMIR-RISCOSHábitos da mente: ASSUMIR-RISCOS
Hábitos da mente: ASSUMIR RISCOS
Hábitos da mente: ASSUMIR RISCOS

Entenda os Hábitos da Mente

Os chamados Hábitos da mente são comportamentos inteligentes que nos permitem lidar com um mundo complexo e em constante mudança. São um conjunto de disposições e atributos utilizados por pessoas capazes de resolver problemas, de tomar decisões conscientes e de pensar de forma criativa e inovadora.