Hábitos da mente: Pensar e comunicar-se com clareza

Pensamento e comunicação são inseparáveis. Quando as ideias estão claras em nossa mente, podemos nos comunicar com clareza, ou seja, as pessoas nos entendem melhor.

Por isso, é importante empregar os termos corretos e mais adequados sobre um assunto, evitando generalizações, omissões ou distorções de informação. Também devemos reforçar o que afirmamos com explicações, comparações, analogias e dados.

A preocupação com a comunicação clara, que começa na organização do nosso pensamento, aumenta a nossa habilidade de fazer críticas tanto sobre o que lemos, vemos ou ouvimos, quanto em relação às falhas na nossa própria compreensão, e poder, assim, corrigi-las. Esse conhecimento é a base para uma ação segura e consciente.

hábitos da mente:pensar-comunicar-se-com-clareza

Saiba como utilizar os Hábitos da mente na sala de aula

Clique nas imagens abaixo e confira exemplos de aplicação do hábito da mente “Pensar e comunicar-se com clareza” no Projeto Araribá História (6º ano – p.114) e no Projeto Araribá Português (6º ano – p. 170):

  • Atividades para todas as disciplinas, a fim de desenvolver nove Hábitos da mente propostos pelo projeto.
  • Foco no trabalho com atitudes que priorizam a flexibilidade na resolução de problemas, a responsabilidade na tomada de decisões e o raciocínio criativo e inovador.
  • Orientações para o professor conduzir o trabalho com os Hábitos da mente, motivando o envolvimento dos alunos e favorecendo a aprendizagem contínua, tanto dentro quanto fora das salas de aula.
  • Canal de atendimento e relacionamento para troca de experiências com professores adotantes.
Hábitos da mente: pensar-comunicar-se-com-clarezaHábitos da mente: pensar-comunicar-se-com-clareza
Hábitos da mente: pensar e comunicar-se com clareza
Hábitos da mente: pensar e comunicar-se com clareza

Entenda os Hábitos da Mente

Os chamados Hábitos da mente são comportamentos inteligentes que nos permitem lidar com um mundo complexo e em constante mudança. São um conjunto de disposições e atributos utilizados por pessoas capazes de resolver problemas, de tomar decisões conscientes e de pensar de forma criativa e inovadora.