Hábitos da mente: Pensar com flexibilidade

Você conhece alguém que tem dificuldade de considerar diferentes pontos de vista? Ou alguém que acha que a própria forma de pensar é a melhor ou a única que existe? Essas pessoas têm dificuldade de pensar de maneira flexível, de se adaptar a novas situações e de aprender com os outros.

Quanto maior for a sua capacidade de ajustar o seu pensamento e mudar de opinião à medida que recebe uma nova informação, mais facilidade você terá para lidar com situações inesperadas ou problemas que poderiam ser, de outra forma, difíceis de resolver.

Pensadores flexíveis têm a capacidade de enxergar o todo, ou seja, têm uma visão ampla da situação e, por isso, não precisam ter todas as informações para entender ou solucionar uma questão. Pessoas que pensam com flexibilidade conhecem muitas formas diferentes de resolver problemas.

Hábitos da mente: Pensar com flexibilidade

Saiba como utilizar os Hábitos da mente na sala de aula

Clique nas imagens abaixo e confira exemplos de aplicação do hábito da mente “Pensar com flexibilidade” no Projeto Araribá Geografia (6º ano – p.259) e no Projeto Araribá Ciências (6º ano – p. 141):

  • Atividades para todas as disciplinas, a fim de desenvolver nove Hábitos da mente propostos pelo projeto.
  • Foco no trabalho com atitudes que priorizam a flexibilidade na resolução de problemas, a responsabilidade na tomada de decisões e o raciocínio criativo e inovador.
  • Orientações para o professor conduzir o trabalho com os Hábitos da mente, motivando o envolvimento dos alunos e favorecendo a aprendizagem contínua, tanto dentro quanto fora das salas de aula.
  • Canal de atendimento e relacionamento para troca de experiências com professores adotantes.
Hábitos da mente: Pensar com flexibilidadeHábitos da mente: Pensar com flexibilidade
Habitos da mente - Pensar com flexibilidade
Hábitos da mente: Pensar com flexbilidade

Entenda os Hábitos da Mente

Os chamados Hábitos da mente são comportamentos inteligentes que nos permitem lidar com um mundo complexo e em constante mudança. São um conjunto de disposições e atributos utilizados por pessoas capazes de resolver problemas, de tomar decisões conscientes e de pensar de forma criativa e inovadora.