Hábitos da mente: Controlar a impulsividade

Quando nos fazem uma pergunta ou colocam um problema para resolver, é comum darmos a primeira resposta que vem à cabeça. Comum, mas imprudente.

Para diminuir a chance de erros e de frustrações, antes de agir devemos considerar as alternativas e as consequências das diferentes formas de chegar à resposta. Devemos coletar informações, refletir sobre a resposta que queremos dar, entender bem as indicações de uma atividade e ouvir pontos de vista diferentes dos nossos.

Essas atitudes também nos ajudarão a controlar aquele impulso de desistir ou de fazer qualquer outra coisa para não termos que resolver o problema naquele momento. Controlar a impulsividade nos permite formar uma ideia do todo antes de começar, diminuindo os resultados inesperados ao longo do caminho.

Hábitos da mente - Controlar a impulsividade

Saiba como utilizar os Hábitos da mente na sala de aula

Clique nas imagens abaixo e confira exemplos de aplicação do hábito da mente “Controlar a impulsividade” no Projeto Araribá Geografia (6º ano -p.259) e no Projeto Araribá Matemática (6º ano – p. 86):

  • Atividades para todas as disciplinas, a fim de desenvolver nove Hábitos da mente propostos pelo projeto.
  • Foco no trabalho com atitudes que priorizam a flexibilidade na resolução de problemas, a responsabilidade na tomada de decisões e o raciocínio criativo e inovador.
  • Orientações para o professor conduzir o trabalho com os Hábitos da mente, motivando o envolvimento dos alunos e favorecendo a aprendizagem contínua, tanto dentro quanto fora das salas de aula.
  • Canal de atendimento e relacionamento para troca de experiências com professores adotantes.
Hábitos da mente - Controlar a impulsividadeHábitos da mente - Controlar a impulsividade
Hábitos da mente - Controlar a impulsividade
Hábitos da mente - Controlar a impulsividade

Entenda os Hábitos da Mente

Os chamados Hábitos da mente são comportamentos inteligentes que nos permitem lidar com um mundo complexo e em constante mudança. São um conjunto de disposições e atributos utilizados por pessoas capazes de resolver problemas, de tomar decisões conscientes e de pensar de forma criativa e inovadora.