Como trabalhar o dicionário em sala de aula?

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O dicionário é uma “listagem, geralmente em ordem alfabética, das palavras e expressões de uma língua ou um assunto com seus respectivos significados ou sua equivalência em outro idioma” (HOUAISS, 2010, p. 258).

Talvez você ache que seu aluno ainda não está pronto para entender esta definição, então versões infantis de dicionários trazem definições como: “livro que traz uma lista de palavras, geralmente em ordem alfabética, e o que elas querem dizer” (HOUAISS, 2009, p. 138). Essencial para quem está aprendendo a ler e escrever e um grande vício para quem sabe usá-lo em sua plenitude de funções, o dicionário pode ser um grande aliado em sala de aula.

O “pai dos burros” tem uma origem antiga, já que gregos e romanos já o utilizavam para esclarecer suas dúvidas. Ainda que não fosse organizado em ordem alfabética, continha definições de conteúdos linguísticos ou literários, bem úteis para esclarecimentos. Consultar o dicionário é um hábito que deve ser incentivando desde a infância. Dessa forma, a criança se familiarizará e terá menos dificuldade na hora de escrever, além de aprender que, ao surgir alguma dúvida na escrita das palavras, ela poderá saná-la com o dicionário.

Veja algumas atividades que podem ajudar os alunos a criarem este hábito:

 

  •  Produção de um dicionário da classe

Peça para as crianças procurarem dicionários em casa. Assim que todas as crianças estiverem com um dicionário em mãos, a professora deve explicar que há diferentes dicionários e que em sala eles usarão um direcionado a crianças, com definições mais simples, de acordo com a faixa etária. Agora as crianças criarão um dicionário em ordem alfabética com o nome da turma. Você poderia propor que eles colocassem a definição de seus nomes, descrições de natureza física e afetiva sobre os colegas para compor as definições.

 

  •  Ordem alfabética dos nomes

Cada aluno escreve em um papel o nome do colega que vem na sequência do seu nome na lista de chamada; o último da ficará encarregado de escrever o nome do primeiro. Nesse momento, dependendo da idade das crianças, é importante ter um cartaz de “Chamada” com o nome dos alunos em ordem alfabética. O professor embaralha todos os nomes e depois solicita aos alunos quem coloquem os papéis em ordem alfabética, colocando-os numa cartolina para serem visualizados por todos.  Para crianças maiores você usar o sobrenome e aproveita para explicar como funciona a ordem alfabética quando a criança tem dois sobrenomes.

 

  •  Jogo de adivinhação

Divida a sala em três grupos; todos os grupos consultarão o dicionário e escolherão uma palavra pouco usada por eles. O grupo do dicionário escreverá em seus cadernos a definição da palavra de acordo com o dicionário, enquanto as outras equipes criarão uma definição para a palavra escolhida. Ao terminarem, um grupo lê as duas definições para o outro, que deve dizer qual a definição denotativa e qual a formulada pelos colegas.

Escrevam para a gente mais dicas de utilização deste recurso em sala de aula e lembre-se de estimular seu aluno a sempre buscar seu próprio conhecimento. Para mais informações sobre origem do dicionário, acesse http://ow.ly/7aMxM

 

Escrito por Debora Balisardo, pedagoga.

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Saiba mais

A Editora Moderna preparou um material para ajudar os professores a estimular o hábito de uso do dicionário com as crianças. O livro, escrito pelo autor de livros didáticos Douglas Tufano, explica o universo das palavras e ajuda os pequenos a entenderem a concepção do dicionário e a sua utilidade para a escrita.

Navegando pelo dicionário

Navegando

Autor: Douglas Tufano

Trabalho interdisciplinar: Português

Indicação: 2º Ano (EF1), 3º Ano (EF1), 4º Ano (EF1), 5º Ano (EF1)

Área: Não Ficção

Tema transversal: Pluralidade Cultural

Número de páginas: 32

 

 

Veja mais alguns exemplos de atividades com dicionário, aqui.

 

Referências Bibliográficas:

HOUAISS, Antonio. Minidicionário Houaiss da língua portuguesa. 4. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.

______________. Dicionário Houaiss ilustrado: integralmente adaptado ao acordo ortográfico. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.